Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PRINCÍPIOS SISTÊMICOS

PRINCÍPIOS SISTÊMICOS
Joice A. H.
fev. 4 - 2 min de leitura
000

Nesse primeiro módulo estudamos sobre as histórias das constelações, sobre os fundamentos, o campo, a técnica e os princípios.

Conforme vamos estudando é impossível não fazermos associações com a nossa vida, com o que passamos e vivemos, vamos entendendo o porque de determinados acontecimentos em nossas vidas, os sofrimentos, as dores físicas e emocionais. 

Achei gostoso aprender sobre esses princípios a ponto de escrever um pouco sobre eles.

Pertencimento: Vamos fazer tudo para pertencer, inclusive permanecer doentes, tristes e infelizes. Todos pertencem. Tataravôs, bisavôs, avôs, pais, abortos, suicidas... Todos pertencem e qualquer exclusão gera consequências no sistema, alguém no sistema vai reproduzir os mesmos sintomas para mostrar o que está sendo excluído.

Para pertencermos à família entregamos tudo, inclusive a nossa saúde.

Compensação: Equilíbrio entre o dar e o receber. Quando fazemos algo bom, recebemos algo bom, quando causamos sofrimentos a alguém, precisamos reparar esse dano causado. Esse princípio nos mostra que precisamos ter equilíbrio nas relações. Se recebemos algo ficamos em divida com a pessoa e temos necessidade de retribuir. Seja em coisas boas ou ruins. Porem precisa ser proporcional e equilibrado para não gerar danos que precisam de reparação.

Danos não reparados causam exclusões.

Ordem: Violação de ordem não traz prosperidade, precisamos agir de acordo com a ordem hierárquica. Ordem traz equilíbrio, amor, alegria e progresso. Onde tem violação de ordem tem conflitos, confusão, sofrimento, fragilidades. A ordem segue sempre o caminho de quem chegou primeiro, sendo necessário sempre o respeito a estes. Por terem chegado primeiro devemos respeitá-los mesmo que não concordemos.

Respeitando esses 3 princípios teremos como consequência mais equilíbrio, saúde, paz, dinheiro e alegria. Nas palavras de Olinda Guedes "a alegria é fundamental, é a alegria que move as pessoas, quando uma pessoa esta triste ou aborrecida, ela não quer fazer nada..."

Essa frase se resume a praticamente tudo.

Gratidão!

 

Campanula alpina


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.