Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

PROFECIA AUTOCUMPRIDORA

PROFECIA AUTOCUMPRIDORA
Maria Tereza Sarote
fev. 17 - 3 min de leitura
000

Segundo os especialistas, profecia autocumpridora seria uma forma falsa para se dizer autorrealizável ou autorrealizadora e é um prognóstico que, ao se tornar crença, vira realidade. Eu adoro aprender desde pequena e concretizo isso até hoje. 

O curso Formação Real em Constelações Sistêmicas de Olinda Guedes me proporcionou mais conhecimentos, novas descobertas, trocas de saberes, nova postura diante da vida.

Compreender e aceitar cada membro da família que formei, cada membro da família de origem, ter um novo olhar sobre seu comportamento... me ajudou muito.

Ao pesquisar os antepassados, além da terceira geração como fazia na prática sistêmica, descobri situações muito boas, contatei com primos de primeiro, segundo e terceiro grau que não via há muito tempo. Fiz conexões esclarecedoras. Uma delas: desde adolescente sonhava em conhecer a Áustria. Nunca soube porquê e nem pensava nisso. Na minha primeira viagem à Europa por 6 países, incluí a Áustria, claro. Me apaixonei por Salszburgo e Viena de forma inquestionável. Até o hotel onde fiquei me pareceu dos sonhos. Pois bem. Há um mês, falando com uma prima ela me contou que minha bisavó materna veio para o Brasil, da Áustria, embora ela fosse ucraniana. Parou lá antes de vir. Deve ter se apaixonado também. Olha só a explicação!

Aprendi sobre inclusão no sentido sistêmico e isso me impactou pois é difícil incluir pessoas que não foram legais com nossos filhos ou netos. Também  aqueles crianças que não nasceram e nunca foram mencionadas e demais esquecidos da família porque não pensavam ou procediam de acordo com as regras. Os princípios sistêmicos vieram de encontro a observações que eu fazia e acreditava mas não conhecia teoricamente.

Os poucos exercícios sistêmicos que conheci me liberaram de muitas coisas. Seguindo sugestão da Olinda, fui ao cemitério e consegui encontrar o túmulo dos meus bisavós e deixei lá rosas brancas. Fui ao túmulo dos meus pais, tios e primos e fiz o mesmo. Também passei por túmulos desconhecidos e lhes disse o mesmo e deixei flores. "Foi o suficiente. Descansem em paz. Gratidão eterna."

Durante o curso fui constelando em muitas aulas, lendo livros e vendo filmes. O que ainda me surpreende é quando percebo o campo e quando vejo além do aparente. As vezes me pergunto se é verdade. Como é possível? Como as coisas se encaixam assim? Luto constantemente pra sair do cartesiano e ir para o quântico.

Pretendo fazer o Master e aprender muito mais. Aplaudo com entusiasmo a didática da Profa. Olinda Guedes, a profundidade de seus conhecimentos e o tratamento que dispensa aos seus alunos. Será que ela nunca descansa?

A equipe que auxilia é muito boa, gentil, capacitada. Respondem a tudo.

Ainda gostaria de dizer que a introdução da espiritualidade foi muito positiva para mim. Aumentei a minha crença numa inteligência maior que nos protege e cuida. Só tenho que muito agradecer. Gratidão para sempre!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.