Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Professora, como vai? Bom relacionamento e Pedagogia Sistêmica

Professora, como vai? Bom relacionamento e Pedagogia Sistêmica
OLINDA GUEDES
mai. 3 - 3 min de leitura
010

Professora Olinda, como vai?

Espero que esteja bem!

Então novamente minha dúvida é sobre aluno, eu tenho um aluno de 8 anos com TDAH + deficiência mental leve + discalculia. Ele está na fase silábico sonoro, já consegue ler bastante palavras simples. Ele tem extrema dificuldade em matemática e apresenta dislalia na fala. É muito carinhoso e gosta de conversar bastante.

Se possível gostaria de me recomendasse atividades no âmbito da pedagogia sistêmica para eu realizar com meu aluno no sentido dele perceber: ordem, sequência, classificação, entende?

Muito grata, aguardo sua resposta.  Uma aluna do curso online

 

Amada! 

Sabemos que o melhor recurso de ensino-aprendizado é o bom relacionamento interpessoal. Isso parece que existe em abundância entre vocês. Você se refere a ele de forma muito carinhosa. Parabéns por sua maturidade e coração aberto!

Que ótimo que ele gosta de conversar bastante.

Aproveite isso e em tom de prosa vá contando sobre as partes do corpo, sobre como o coração é tão importante que sem ele não vivemos, mas como os dedinhos ajudam a segurar os alimentos, a encontrar objetos, a acariciar os cabelos da mamãe, a contar quantos irmãos tem...

Conte sobre a função de cada órgão e faça correlações com a vida... o papel dos avós, dos pais, dos filhos...

Aproveite também a natureza para contar sobre as árvores, as partes de um bosque, os tipos de flores, as etapas da vida: olha a semente, o brotinho, a plantinha maior, as flores, os frutos verdes, os frutos maduros...

Aproveite tudo o que é prático... nada de teoria abstrata. Todos os conceitos devem ser ensinados de forma prática. É deste jeito o melhor modo de nosso cérebro assimilar.

Sistêmico significa ligado, relacional, junto, pertencente. Sistêmico também significa o todo, as partes do todo, a vida honrada durante todo o tempo.  Ah, é tão lindo!  Um professor que pensa sistemicamente e age assim é uma bênção!

Desenhe a cor dos cabelos da família, o tipo de cabelo – enroladinho, liso, ondulado... – ah, tão lindo!  Dos coleguinhas... e faça bastante poesia, versinhos.  Será tudo lindo.

Será que inspirei você?

É tão ampla a Pedagogia Sistêmica, ao mesmo tempo tão simples que é difícil colocar em palavras.

Abraços felizes e floridos para vocês.

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina e Camila Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outros cinco príncipes na terra, e quatro anjos no céu.

Apaixonada pela natureza, pela vida, foi alfabetizada por sua irmã. Susy Guedes fazia desenhos no quintal, varrido, limpinho.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

 

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

#novolivo #constelações #sabersistemico


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.