Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Programação Neuro Linguística- PNL

Programação Neuro Linguística- PNL
Andreza Nalini
dez. 2 - 5 min de leitura
010

A PNL é um conceito que tem como objetivo compreender como nossos recursos subjetivos influenciam na aprendizagem e no comportamento. 

A PNL se respalda num conjunto de estratégias capazes de reprogramar o repertório comportamental, com base nos estímulos internos.

A PNL surgiu na década de 70 nos EUA. Ela foi criada pelo psicólogo, filósofo e matemático Richard Bandler e por John Grinder, linguista especializado em Gramática Transformacional.

Os termos neuro e linguística se referem, respectivamente, aos nossos pensamentos e à linguagem. Esses recursos cognitivos atuam como ponte entre o aparato interno e os padrões de comportamento.

Isso significa que, antes de tomarmos uma atitude, existe todo um processo interno que a precede. Nossas crenças, emoções e verbalizações são motores norteadores e podem determinar o sucesso ou o fracasso das nossas ações.

Apesar de serem padrões cristalizados na nossa mente, nós não conseguimos perceber esses modelos mentais e agimos de forma automática. Por isso temos a tendência a afirmar que agimos por impulso.

Mas, por trás de uma ação sempre existe uma razão, ou um motivo não tanto racional. O que nos falta é autoconhecimento para identificar esses padrões. E é nesse ponto que entra a PNL.

A Programação Neurolinguística avalia a organização das nossas emoções e de que forma elas direcionam nossas ações.  Os padrões de pensamento e linguagem corporal e verbal são identificados pela PNL e remodelados.

Para que usamos a PNL?

A PNL consiste em desenvolver estratégias para que qualquer pessoa aprenda a recondicionar sua mente. Dessa forma é possível atingir resultados com melhor desempenho e maior excelência.

A Programação Neurolinguística nos ajuda a utilizar a linguagem para programar ou redirecionar cognitivamente nossa mente para atingir um objetivo específico.

As molas propulsoras que nos levam às ações são construções mentais que fizemos em relação ao mundo que nos rodeia. Cada um de nós tem seu próprio aparato interno constituído por modelos mentais.

Os modelos mentais são crenças e concepções enraizadas, que se formaram com base nos ensinamentos que recebemos e experiências vividas.

Tudo isso foi cultivado a partir das relações com outras pessoas, com o meio externo, desde a infância. Foi assim que desenvolvemos a visão de mundo.

No entanto, algumas experiências negativas resultaram numa formulação mental equivocada e os efeitos perpetuaram até a vida adulta.

Imagine que, quando criança, você precisou apresentar um trabalho na frente de seus colegas. Na ocasião, pronunciou uma palavra errada e foi imediatamente corrigido por seu professor. Naquele momento, toda a turma riu de você. E ainda agora, na vida adulta, você sempre evita falar em público.

Após aquele evento da sua infância, sua mente foi programada para que você sentisse medo de falar em público.

Obviamente, esse exemplo demonstra uma programação que influenciou negativamente na tarefa de falar em público, certo?

Assim, a PNL surgiu como método cognitivo capaz de reprogramar a sua mente para desempenhar essa atividade com mais excelência.

A PNL promove impactos positivos não somente na sua vida acadêmica, como também nos âmbitos pessoal, social e profissional.

Qual a vantagem do uso da PNL?

Usar a PNL pode trazer muitos benefícios para nossa vida. Pode nos ajudar a desenvolver:

- Mais autoconfiança: A autoconfiança é uma capacidade que deve ser continuamente desenvolvida, pois não é adquirida inesperadamente.

Por isso, com a PNL, é possível recuperar ou aumentar a autoestima. Quando a pessoa adquire mais confiança em si mesma diante de desafios, ela os enfrenta. A falta de autoconfiança e a baixa autoestima nos dão o sentimento de incapacidade, e nos fazem recuar.

-Melhor Domínio Comportamental: Se você possui algum comportamento degradante, que lhe traz prejuízos de alguma forma, pode utilizar a PNL. Com essa técnica, você irá aprender a modular esse comportamento, de forma a evitá-lo ou, até mesmo, torná-lo construtivo.

Melhor Comunicação: A PNL também pode ajudá-lo a desenvolver uma comunicação mais efetiva. Muitas das dificuldades que encontramos na comunicação, afinal, são decorrentes de inseguranças ou traumas.

-Maior Facilidade Para Resolver Conflitos: A Programação Neurolinguística pode ajudar as pessoas a lidar melhor com os relacionamentos interpessoais. Isso também ajuda a manter um posicionamento mais efetivo na resolução de conflitos.

-Maior Habilidade Para Negociar: A PNL pode, ainda, ser muito efetiva para agregar maiores habilidades de persuasão e negociação.

-Mais Clareza Para Tomar Decisões: Este método comportamental ainda pode ser vantajoso para quem deseja agir de forma mais eficiente em suas escolhas finais. Definir planos de ação com clareza e assertividade também é algo conquistado com a PNL.

-Maior Capacidade De Liderança: A Programação Neurolinguística auxilia no desenvolvimento de habilidades de liderança e, também, de auto liderança.

-Desenvolvimento De Hábitos De Sucesso: Com a aplicação das técnicas da PNL, fica mais fácil desenvolver uma rotina favorável para atingir resultados com excelência. Tanto no contexto pessoal quanto profissional, esses resultados são percebidos.

 

Texto adaptado do site: 

https://hipnoseinstitute.org/o-que-e-programacao-neurolinguistica/


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.