Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica

Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica
Vicente Duarte
jun. 14 - 2 min de leitura
090

Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica

A Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica é um modelo de intervenção dirigido ao insight, baseado na compreensão psicanalítica da pessoa. Usa uma técnica diferente da psicanálise, mais fluída, com métodos mais simples, objetivos mais imediatos. Distinguem-na vários fatores, tais como a menor frequência das sessões, o face a face e a duração do tratamento – geralmente mais curto. Estas alterações no dispositivo visam a adaptação do modelo psicanalítico clássico a situações clínicas não abrangidas por este.

O Psicoterapeuta de Orientação Analítica mantém a atitude analítica: neutra, abstinente, não directiva e não educativa. Neste contexto, cria uma atmosfera livre de conflito e encoraja as associações. O processo na psicanálise é mais exploratório e sem mapas, enquanto que na psicoterapia é mais guiado. A livre associação dá aqui lugar á livre comunicação, um estilo de conversação espontâneo mas, ainda assim, mais contido. Estas diferenças dão uma estrutura à psicoterapia que rege a expressão do fluxo do pensamento e de sentimentos do paciente, e regula, também, o modo de escuta e associação do terapeuta, colocando-o num estado de espírito mais focado, favorecido ainda, pelo menor número de sessões e pelo dispositivo face a face. Comparativamente, o terapeuta é mais suave, gratificante e centrado sobre o real.

Para manter a fluidez específica que se pretende na comunicação, a transferência é controlada e limitada. A regressão é, também, circunscrita nos pacientes mais frágeis ou rígidos. O insight promovido vai até aos derivados pré-conscientes mais profundos, sem remoção da amnésia infantil. Assim, a relação estabelecida com o terapeuta é, sobretudo, mediada pelo processo secundário.

Apesar de mais ativo e gratificante que na psicanálise, o terapeuta não intervém diretamente e é mais observador do que participante, auxiliando o paciente a renunciar às suas primitivas e desadequadas formas de defesa, ajudando-o a aprofundar o auto - conhecimento e a autonomia.

A Psicoterapia de Inspiração Psicanalítica pode eleger-se como único e mais adequado método de tratamento ou, por outro lado, ser a primeira etapa que prepara o paciente para um tratamento mais profundo. Está indicada para todas as neuroses, pacientes psicossomáticos, estados - limite e, com algumas condicionantes, os doentes psicóticos.


Denunciar publicação
    090

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.