Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

QUEM NÃO SE CONFESSA NÃO SE CURA

QUEM NÃO SE CONFESSA NÃO SE CURA
Regina Lúcia
jan. 6 - 4 min de leitura
000

Deus é um ser relacional e portanto, para nós que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, os relacionamentos são essenciais para a nossa transformação. Fomos criados para sermos seres relacionais. E Deus que é sempre bom participa desses encontros relacionais e de cada detalhe de nossas vidas. Cada um é importante, cada um tem seu valor.

Relacionamentos são cheios de mistérios.

Todos nós caminhamos de acordo com nossa relação com Deus, com nós mesmos, com nossas famílias, com nossas comunidades, com nossos inimigos e quando entramos nas histórias de outras pessoas ou nas histórias da ação de Deus em nossas vidas, entramos em algo maior, mais refinado, algo que sentimos falta. 

Os relacionamentos estão no centro de tudo. Estima-se que setenta por cento da população de todo planeta vivenciou algum tipo de traição, perda, trauma, de forma direta ou acidental.

E quase todas as nossas perdas tem a ver com relacionamentos.

Deus é um ser relacional. E por que isso é importante? Porque significa que Deus nunca está sozinho e como fomos feitos a sua imagem e semelhança isso quer dizer que também nunca ficamos sozinhos. 

Convém diferenciar solidão de solitude. Solitude é algo que faz bem. É tirar um tempo de tudo para pensar acerca do mundo, de nós mesmos, de nossa família, dos amigos. A solitude é um refúgio, é um lugar de descanso, de recarga de energia, de aprendizado em contraste com o Espírito Santo no silêncio.

Mas a cabana trata da solidão, que é a sensação que ninguém se importa, que ninguém se importa de você estar sozinho no mundo. Mas a verdade é que você nunca esteve sozinho. Deus nunca esteve sozinho ou fez algo sozinho. Essa é a beleza da trindade. A sensação de solidão é uma mentira. É preciso aprender a encarar o risco e confiar que nunca estamos sozinhos.

É dentro de uma comunidade que uma pessoa se torna pessoa. A família, os amigos, tudo importa, porque somos seres relacionais. O que existe de mais profundo na natureza de Deus são os relacionamentos, ele tem um carinho especial por você, por cada um de nós. Sabemos que Deus nos ama, mas entendemos isso num mar de bilhões de pessoas, mas cada um tem seu valor.

Ele vai deixar as noventa e nove ovelhas para ir atrás de você. Você tem valor, eu tenho valor. O Pai tem um carinho especial por cada um de nós. 

Os relacionamentos machucam a gente, sem dúvida. É frustrante saber que as curas vêm por meio dos relacionamentos. Seria melhor Deus nos curar sem que ninguém soubesse, mas a dinâmica dos relacionamentos é o combustível da transformação e onde ocorre as mudanças.

A cabana é a casa dentro de nós que as pessoas ajudam a construir. Algumas pessoas receberam um bom suporte: os pais presentes, amaram vocês, incentivaram, deram forças e reafirmaram. Para alguns de nós a casa interior é habitável, é um lugar agradável, mas para muitos de nós é só uma cabana.

Essa cabana é uma casa onde habita nossa alma, nosso coração.

Para muitos de nós ela está arruinada e se torna um lugar para esconder todos os nossos vícios, onde guardamos todos os nossos segredos e nunca convidamos outras pessoas para visitar esse lugar porque temos medo de que elas nos odeiem da mesma forma que nos odiamos.

Temos que aprender a falar de nossas maiores tristezas e temos que deixar alguém entrar nesse espaço. Fomos criados para viver em comunidade. Precisamos correr o risco de reviver nossas histórias, de voltar às nossas cabanas e falar das tristezas e dos nossos segredos. Nossos segredos definem como estamos mal.

Precisamos compartilhá-los mesmo com o coração partido se queremos nos tornar seres humanos plenos. A vida é uma jornada, é um processo, esse processo terá de ser de confiança, mas sempre será arriscado, no entanto a confiança sempre será nosso destino.

 

A little bit of color makes everything beautiful


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.