Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

RECRUTAMENTO DE ITALIANOS PARA A LAVOURA

RECRUTAMENTO DE ITALIANOS PARA A LAVOURA
Raquel Cardoso Adam
nov. 30 - 2 min de leitura
040

Fome, espancamento, isolamento, condições deploráveis de higiene e diversos abusos. Esse foi o cenário que a maioria de imigrantes italianos encontraram no Brasil quando vieram trabalhar nas lavouras do país entre o final do século XIX e início do século XX.

Durante essa época, estima-se que cerca de 17 milhões de pessoas deixaram a Itália em busca de melhores condições de vida em outros países do mundo. As razões da diáspora foram as guerras de unificação italiana, as quais deixaram um legado de economia devastada, desemprego e penúria.

O Brasil também tinha os seus problemas.

A recente abolição da escravatura em 1888, bem como o crescimento do comércio internacional do café, ocasionou a necessidade de substituição da mão-de-obra escrava por outra, também barata. Assim, deu-se o início da política de incentivo à imigração.

Navio lotado de imigrantes italianos com destino ao Brasil.

O destino dos imigrantes italianos no Brasil, porém, era ainda mais sombrio do que aquele que o vivido no país de origem.

Após enfrentar mais de dois meses de viagem em porões de navios infestados de ratos, percevejos, cólera e sarampo a caminho de uma terra estranha (muitos não chegavam vivos), tinham que encarar a extenuante viagem de trem que transpunha a Serra do Mar com destino à Hospedaria do Imigrante de São Paulo.

Desabituados com a paisagem verdejante e intransponível, muitos deles ficavam apavorados a ponto de jogarem-se do trem para voltar ao Porto de Santos, já que duvidavam que pudesse existir alguma civilização em meio a tanta selva.

Após vários incidentes, a São Paulo Railway passou a travar as janelas das composições.

Os fazendeiros brasileiros preferiam contratar famílias inteiras. A razão era puramente econômica. As jornadas de trabalho de todos era de 14 horas diárias. Enquanto o homem fazia o trabalho mais pesado, às mulheres era dada a obrigação de cuidarem dos animais, da horta e da colheita.

As crianças, por sua vez, ajudavam na beneficiação do café.

Uma pequena contribuição, para a constelação da amada colega Vânia Pelosi. Desejo que sua constelação traga um despertar de amor e muita no futuro.

Eu vejo você.


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.