A seguir trecho de conversa por áudio e escrita com uma amiga.
O assunto é o aumento no consumo de conteúdo gravado e a falta de interação, mesmo que virtual, dois a dois - o diálogo ou as partilhas em grupo.
Não temos mais os momentos gostosos de diálogo, que as mulheres e homens antigamente faziam em rodas de conversa.
As mulheres, as vezes, bordando, costurando, tricotando.
Essas conversas tinham poder de cura, de ressignificação de conteúdos, de maneira natural e espontânea. Tem um filme antigo, não lembro o nome, que as mulheres costuravam juntas os retalhos fazendo uma colcha e assim se curavam mutuamente.
Segue o texto:
"Querida amiga. Gostoso ouvi-la.
Refleti e sim para tudo o que você falou. Vivíamos de forma mecânica nas interações e a maioria das vezes cada um em seu "mundo virtual", mesmo próximos fisicamente. A Pandemia veio e freou. Algumas pessoas estão enlouquecendo (aumentou muito o suicídio entre adolescentes, separações entre casais, violência doméstica e nas ruas).
Outros, conseguem refletir e fazer a mudança cabível.
Reflexões que tive com a tua fala: com certeza ouvir as gravações de meditações, assistir as Lives, conteúdo EAD, nos informa, nos aconchega, nos equilibra - ficamos inteiras - o número 1, segundo a cabala.
Agora, quando somamos ou multiplicamos o 1, fica sempre 1. O 2 é o outro 1, diferente de nós. Pode ser o marido, o filho, o colega de trabalho, a mãe, o pai e etc. Inteiras, ficamos prontas para o próximo movimento, ir em direção ao outro.
O diálogo, o movimento para o 3. O 1, precisa do 2 em diálogo para que o 3 aconteça, a criação, o produto dessa interação. Na Trindade Ocidental é o Espírito Santo, o que gera, cria. Nessa visão, quando interagimos com a Trindade - com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, nós somos o 4, o produto dessa interação - a nova pessoa, nascida do Espírito.
Quando nós criamos, o 4, que é resultado do ato criativo, o produto pode ser a família, o projeto, a carreira, a ideia, o autoconhecimento e etc. Por que nos intoxicamos nas redes sociais? - existe o detox de redes sociais - Porque ficamos no 1, a energia fica coagulada, presa, degenera, intoxica ou explode. Pensa na agonia que é para uma pessoa intoxicada ouvir um áudio de meditação.
Um cliente me falou do mal estar que ele sentia toda vez que tentava ouvir.
Quando passou a dialogar, a falar desse sentimento, conseguiu ouvir e praticar a meditação e se autorregular. O mais importante é que passou a dialogar com a esposa, com os filhos. Passaram a meditar juntos a orar juntos e compartilhar as experiências dessas vivências.
É por isso que tenho proposto esse encontros virtuais:
- Uma ou duas pessoas no máximo - para essas trocas, para a construção do 3.
Beijos querida amiga.
Um final de semana bem gostoso com os teus amores.
Bons diálogos por aí".