Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

REGISTRO CIVIL SISTÊMICO

REGISTRO CIVIL SISTÊMICO
OLINDA GUEDES
nov. 4 - 4 min de leitura
010

Curitiba, 12 de setembro de 2017.

 

Meritíssimo Juiz da Comarca de S. José da Tapera - Alagoas

V. Exa

 

Como especialista em Constelações Sistêmicas percebo o quão importante são cada um de nossos sobrenomes, porque eles representam nosso pertencimento, nossos antepassados. Ao mesmo tempo que é uma forma de honrar a vida que nos foi entregue, também é simbolicamente, uma forma de declarar que sabemos quem somos e a quem pertencemos.

Compreendo perfeitamente porque algumas famílias reais conservavam todos os seus sobrenomes. Sim, não é apenas simbólico, é literal:  nossos sobrenomes nos declaram, nos revelam e também nos amparam. É direção, suporte e fortalecimento.

 

Gostaria de que minha filha fosse chamada :

NINA MARIA TERESA CARMEN BEATRICE LUZ SILVA DOS SANTOS CAMPOS NEVES DE GODOY PENTEADO PEREIRA GUEDES

 

Nina – nome que eu atribui a ela no momento que a tomei nos braços na UTI Neonatal em Palmeira dos Índios. Lembrei-me que este nome significa graciosa. É o que senti por ela: sim, um ser de tanta graça.

Maria – uma homenagem a todas as mulheres de nossos sistemas. Minhas duas avós chamam-se Maria.

Teresa – porque soube que era uma promessa da genitora caso a pequena sobrevivesse.  Teresa para mim tem o significado daquela que ensina sobre amar.

Carmem – Por ser um similar de Carmelita, minha mãe, falecida, uma pessoa extraordinária de tamanha generosidade e compaixão.

Beatrice – Por ser bênção, um nome que sempre amei.

Luz – Porque é assim que a sinto: Luz nesta vida.

Silva dos Santos – são sobrenomes de sua genitora, a quem tenho muita gratidão. Ela entregou a vida a esta criança e com dignidade a entregou para adoção.   

Silva também é sobrenome da família materna de meu avô paterno.   Ercila Pereira da Silva era o nome completo de sua mãe.

Campos – Sobrenome de minha avó materna.

Neves – Sobrenome de meu avô materno.

de Godoy Penteado – sobrenome de minha avó paterna.

Pereira Guedes – sobrenome de meu avó paterno.

Claro que já pensei: que nome tão extenso. Ela poderá ter dificuldades para escrever o nome por extenso, poderá causar espanto nos âmbitos de sua convivência.

Entretanto, se deixarmos de realizar nossas jornadas, de escrever as páginas da vida conforme nossos princípios e valores, talvez estejamos nos omitindo da coragem necessária para deixar nosso legado.

Abreviar nossos nomes é uma prerrogativa que penso que todos usamos para facilitar nosso cotidiano de tempo tão corrido.  

 

Também desejamos sim, que Nina Maria tenha total autonomia intelectual, cognitiva. O que só o tempo nos dirá. Por ora, ela tem todo amparo e assistência para o pleno desenvolvimento de seu intelecto, motricidade, emoções.     Se, no futuro, ela desejar ajustar o seu nome terá total liberdade para isso. Contudo, desejo do fundo do meu coração presenteá-la com essa poesia, com a bênção do meu coração, para que cada um destes nomes a lembre sempre que ela pertence, que ela é tem todo nosso amor, nossa dedicação e um lugar de majestade em nossas vidas.

 

Está em suas mãos, Meritíssimo a decisão para o presente para minha Nina Maria, aquela a quem sempre chamei de filha, apesar de ser a guardiã, no papel e na tarefa. Que linda missão!

Apresento meus votos de uma significativa e abençoada carreira de magistrado. Que tenha vida longa!

 

Atenciosamente,

 

Olinda R. P. Guedes

 

OLINDA GUEDES é mãe. Sua primogênita é Nina Maria. Apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras. Poesia é seu forte.  Tem uma queda incrível por viventes. Mesmo as plantinhas.

Vive na Chácara de Sêo Cizinho, seu papai. Com sua linda Família Real.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola Real, uma Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://sabersistemico.com.br/@olindaguedes

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.