Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO

RELATO DE CONCLUSÃO
Roseli Judith da Silva
fev. 8 - 9 min de leitura
0120

Meu nome é Roseli Judith da Silva, tenho 52 anos, nasci em Florianópolis/SC, numa família de onze irmãos, sendo um não nascido, e eu a oitava filha.

Trabalhei até junho de 2020 com contabilidade, sendo que atuei como empresária contábil por quase vinte anos. Em 2019 expressei meu desejo de vender minhas cotas do escritório e seguir meu destino. Não sabia ao certo por qual profissão optar mas tinha plena convicção que não continuaria na empresa. Minha saída do escritório foi muito atribulada e passei por estresse grande. Ainda assim, mantenho alguns serviços lá.

Decidi fazer faculdade de Terapias Integrativas e Complementares e entendi ser esse o chamado para uma nova carreira. Afirmava que já tendo vivido meio século poderia optar por escolher o que fazer. Ainda estou nesse período de transformação e mudança de carreira mas entendo que é um tempo demasiadamente curto para quem viveu tantos anos pensando racionalmente e cumprindo prazos.

Na busca por conhecimento, me inscrevi no Workshop sobre Constelações Sistêmicas com a Olinda Guedes.

Confesso que na época não fazia ideia de quem era a Olinda e o trabalho por ela desenvolvido. Já tinha participado de constelações e me constelado, porém não pretendia atuar nessa área, contudo, esse workshop mudou minha cabeça.  

Começou com a Oficina Autopoesis. Simplesmente amei. Logo depois do workshop, fiz minha inscrição no curso de Formação Real em Constelações Sistêmicas.

Assisti todas as aulas disponíveis, depois assisti as demais, assisti todas novamente. Comecei meu processo de auto cura.

Então ela indicava os livros para fichamento, onde travei um pouco. Depois comecei a ler muito e a fazer as publicações, mais especificamente a partir de novembro.

Foi um ano difícil, de muitas decisões, trabalhos e pandemia, mas chego neste relato com sentimento de missão quase cumprida. Quase cumprida porque ainda vou rever muitas vezes as vídeos aulas e as leituras.

Os livros de Constelações Sistêmicas que li foram os indicados nesta formação, sendo: Ordens do Amor; Sete experimentos que podem mudar o mundo; A biologia da crença; Histórias de amor; Você pode curar sua vida; Êxito na vida, êxito na profissão; A verdade sobre o sofrimento humano; O que traz quem levamos para a escola?; A verdade sobre o sofrimento humano; Além do Aparente.

Li outros livros sobre temas diversos, também faço faculdade de Terapias Integrativas e Complementares, que demanda leitura de material e pesquisa na área.

Sobre a leitura mais significativa para mim, o livro “O que traz quem levamos para a escola?”

Foi um verdadeiro regresso à minha infância, a do meu filho e pensei muito em meus pais. Ler sobre o que outras pessoas sentiram em seu primeiro dia de aula, relembrar o que senti e imaginar o quanto isso é impactante na vida das crianças me fez sentir um misto de alegria e dor. Eu pensei muito em como meu filho se sentiu, pois ingressou no Jardim de Infância aos oito meses de idade, não teve adaptação e continuou sua vida escolar quase que automaticamente, já que eu trabalhava e esse foi o caminho que encontrei para nós lidarmos com essa questão.

De repente eu percebi que não tinha sonhos, apenas fui seguindo meus estudos, sem compreender de fato as possibilidades que poderia usufruir, não tinha consciência e penso não ter sido uma boa aluna. Esse livro se tornou tão importante nas minhas reflexões que planejo presentear alguns educadores para que também possam perceber a magnitude deste ingresso escolar e o quanto é importante acolher as crianças com amor, bem como, seus pais.

A mensagem global deste curso para mim foi de que a vida é uma grande jornada que seguimos com muitos recursos e acesso a informações que no passado valeriam verdadeiras fortunas. Talvez ainda não estejamos conscientes de que temos em mãos tamanha grandiosidade de ensinamento. Por lealdade, estar atrelada a um sofrimento e recriar algo que já foi doído no passado, é algo de muita complexidade, mas procurar entender e acima de tudo, não tecer julgamentos, é tão libertador. Pensei tanto em minha mãe, o quanto se queixa de dores no corpo, de não ter estrutura física para gerar os filhos e passar por dez partos normais e um aborto.

Me vi pensando, mãe querida, quanto sofrimento, eu entendo a senhora, como se esforçou e doou sua vida para dar vida aos filhos e filhas. Quanta incompreensão e desamor ao não compreender sua dor. Eu entendo a senhora, eu sinto muito. Quero abraçá-la, acolher com todo amor que eu for capaz de sentir. Antes eu só me sentia culpada por causar sofrimento a ela, mas agora, não sinto culpa, apenas me coloco ao seu lado.

Percebi que ainda tenho muito a aprender e vou continuar esses estudos. Na vida profissional ainda não iniciei os atendimentos, mas já consigo ter um olhar sistêmico sobre os clientes. Na minha vida pessoal, estou passando por um processo de reorganização e reflexão, quase que uma regestação, pois tenho muitas decisões que foram postergadas e que já não podem ficar sem uma posição mais firme e mais feliz.

Como dicas sobre os saberes sistêmicos como estilo de vida:

  1. Olhar a vida como um todo e nunca apenas um fato isolado;
  2. Respeitar os sentimentos das pessoas, mas principalmente os próprios sentimentos;
  3. Não permitir a existência de relações abusivas;
  4. Não julgar as pessoas e nem a si própria. Julgamento implica em castigo. É importante refletir e procurar agir correta e eticamente, mas desnecessário tecer julgamentos e penalizar alguém por isso. Cada um sabe as dores e alegrias que carrega;
  5. Cultivar a alegria é altamente curativo;
  6. Ser solidário, se colocar ao lado das pessoas com empatia;
  7. Estudar sempre pois o conhecimento traz compreensão e sabedoria;
  8. Existe algo mágico em torno de tudo e de todos, uma comunicação invisível, um campo de importantes informações que devem ser percebidas e respeitadas;
  9. Podemos nos curar, mas existem situações de muito sofrimento, e nestes momentos somente com muito amor conseguimos seguir e atravessar essas noites escuras;
  10. Fazer parte, dar e receber com equilíbrio, respeitar quem veio antes, são as leis do amor: pertencimento, compensação e ordem.

Tenho aplicado na realidade onde vivo, com as pessoas ao meu redor que muitas vezes vem falar do que estão sentindo, as frases para soluções que constam no curso.

As frases para equilíbrio e soluções, elas não são frases prontas. Elas são frases que tem métricas. Elas precisam ter coerência com o estado atual do seu cliente, com o estado desejado do seu cliente, com aquilo que ele coloca como contexto e precisa ter a ver também, precisa ter sintonia e congruência com aquilo que ele está experienciando naquele momento. Porque frase por frase não tem efeito. (Olinda Guedes)

A minha mudança almejada, a qual estou comprometida é a de ser verdadeiramente feliz. É o maior anseio da minha alma, pois não consigo experimentar a felicidade plena. Acredito que trabalhando meus temas serei uma pessoa melhor e isso também é importante para minha família, especialmente meu amado filho.

É muito importante ser feliz para gerar filhos felizes.

Entendo que essa será a minha jornada. Não penso assim em manter uma vida de egoísmo e egocentrismo, mas neste momento preciso viver um pouco mais para eu mesma, já que negligenciei isso tantas vezes.

Se eu encontrasse pessoalmente a Olinda Guedes eu diria que ela é uma pessoa formidável. Entendo porque ela recebe tantos elogios e depoimentos de seus alunos. Tenho assistido muitos vídeos, não somente aulas do curso, mas todo material que ela envia. É um conhecimento e vivência que só podem ser transmitidos por quem tem a vida como uma missão. O curso é muito bom, completo, de fácil entendimento, uma linguagem simples, direta e amorosa. Eu gostaria de ter uma apostila, mas entendo que a sistemática de vídeos aulas e sugestão de leitura, fichamentos e sínteses, são bastante abrangentes e complementares às aulas.

Estou muito agradecida por essa formação.

Gratidão a todos!

Roseli

 


Denunciar publicação
e

https://sabersistemico.com.br/blog/relato-de-conclusao-de-curso-3

Acessar
    0120

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.