Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TRANSFORMAÇÃO INTERIOR
Marineide Silva
fev. 8 - 12 min de leitura
030

Realizar esse curso me proporcionou além de muito conhecimento, muitas curas. Uma verdadeira revisão de vida, transformando minhas ralações interpessoais em todos os contextos, mas principalmente comigo mesma. Além de aprofundar o conhecimento em constelações familiares sistêmicas, obtive autoconhecimento trazido por Olinda Guedes na formação humana que seu curso traz.

O curso com Olinda Guedes trabalha, cura a pessoa ao mesmo tempo que lhe confere uma ótima formação em Constelações Sistêmicas com um leque de conhecimento incrível proporcionado por seu método. As leituras, fichamentos e textos indicados, sugeridos, outros exigidos como parte do processo de aprendizagem, me trouxeram uma bagagem ainda maior do que o esperado, pois as leituras complementavam as aulas fazendo conexões com minha vida, minha história e com os temas trabalhados nos módulos de maneira dinâmica e didática.

Cada tema abordava situações pessoais e/ou familiares que as leituras, filmes indicados, não só de Bert Hellinger, me fez reconhecer e praticar leituras sistêmicas, e perceber que cada “ficha que cai” é uma constelação, seja ao ler um livro, ao assistir um filme, enfim, o curso me ensinou o que é ter uma vivência, postura sistêmica.

O aluno de Olinda Guedes leva uma bagagem extraordinária para a vida pois o que aprende no curso não tem aplicação restrita para a prática de constelações enquanto terapeuta sistêmico, mas para a vida enquanto ser humano, pessoa que se relaciona consigo mesmo com os outros e com a natureza. Tais ensinamentos transformam o modo de ser, pensar, viver e agir no mundo, passando a ter um olhar “além do aparente” para tudo que acontece dentro e fora de si, reconhecendo tudo e todos como uma unidade, e isso o torna melhor enquanto pessoa, enquanto terapeuta sistêmico.

O curso de Olinda Guedes tem uma vasta e rica referência bibliográfica, aprendi muito com os fichamentos de alguns livros pois confesso não ter dado conta de ler todos, mas seguirei lendo. Dentre os livros lidos e fichados partilharei fragmentos do aprendizado, deixando como sugestão de leituras.

A Simetria Oculta do Amor (Bert Hellinger) - Existem leis naturais ocultas que modelam e regem o comportamento dos sistemas de relações humanas. Embora sem percebê-las diretamente, podemos reconhecer as ordens dessa consciência oculta pelos seus efeitos, pela dor resultante de sua violação, e pelo amor profundo e estável que elas alimentam.

Para que o amor dê certo (Bert Hellinger) - O amor se sustenta na igualdade do querer e conceder por ambas as partes. É preciso ter consciência das etapas que se transpõe com o casamento, pois não poderá voltar atrás nos vínculos que se estabelece. É preciso olhar para frente e não para trás.

A fonte não precisa perguntar pelo caminho (Bert Hellinger) - Devo sempre olhar com amor, e acolher o que se apresenta tal como é. Somos parte de um todo, portanto, “não temos uma alma, mas estamos numa alma”. Na “grande alma”!  Existe algo maior, além de nós!

Êxito na vida êxito na profissão (Bert Hellinger) - Tomarmos nossa mãe e nos alegramos com ela é a condição para sucesso, pois só assim nos alegraremos com a vida, trabalho, profissão. Ter reservas para com a mãe é ter reservas também para com a vida e a felicidade.

Liberados somos concluídos (Bert Hellinger) - Para viver em plenitude é necessário um constante e generalizado equilíbrio nas trocas. Pois as trocas ocorrem em todas as esferas da vida, além do mundo físico. Assim, a vivência das “virtudes” nos trará o discernimento e a percepção para ver além do aparente.

História de Amor (Bert Hellinger) - Estarmos a serviço da vida significa nos entregarmos a esse fluxo. Servir a vida sem nenhuma pretensão de mérito ou de posse, pais, professores, profissionais das diversas áreas, devemos viver e transmitir o movimento do espírito, para que o fluxo da vida siga adiante.

Amor à segunda vista (Bert Hellinger) - Amor à primeira vista é ilusão, pois o oculto virá à tona e será necessário amar de novo. Quando uma das partes não consegue se desligar do emaranhado, será necessário um segundo olhar, Amor á segunda vista. É importante afirmar para o outro e para si mesmo, “eu me amo e eu amo você com tudo aquilo que nos conduz, a mim e a você”.

A Verdade Sobre o Sofrimento Humano (Olinda Guedes) - É preciso reconhecer e a solucionar sintomas, fazendo a mudança necessária pois o sintoma é um caminho que mostra o que é preciso ser feito para mudar.

Sete Experimentos Que Podem Mundar o Mundo (Rupert Sheldrake) - Existe um campo morfogenético e podemos nos comunicar telepaticamente com o nosso entorno: natureza, animais, pessoas, pois existe uma conexão, uma memória coletiva, e a vida é mutável e não estática.

Você pode curar sua vida (Louise l. Hay) - O poder da transformação está no momento pressente e eu sou a única pessoa responsável por essa mudança, pela cura interior. Cada ser é responsável 100% pelo que cria sua vida a partir daquilo que pensa; por isso evite culpar os pais, pois eles  ensinaram aquilo que aprenderam! O que sabiam. Passaram para os filhos o que receberam dos pais e estes dos avós e assim por diante. Mas lembre-se: “o ponto do poder está no momento presente”. Podemos criar nossas próprias circunstâncias.

Tudo o que eu devia saber na vida aprendi no jardim-de-infância (Robert Fulghum) - Devemos descomplicar a vida, parar de dar atenção ao negativo, e olhar para as coisas boas, viver de forma simples em harmonia com a natureza, com as pessoas, percebendo que nada é por acaso.

Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca (Ique Carvalho) - Precisamos viver conscientes da brevidade da vida, para não desperdiçá-la atendendo as expectativas dos outros, mas viver cada momento com intensidade e verdade. Se aceitar, se amar com tudo que é e que possui, buscando ser feliz todos os dias com o outros mas primeiramente consigo mesmo.

Descobrindo Crianças (Violet Oaklander) - O amor é base de toda ação. Em tudo que realizamos na vida o amor afetivo e efetivo precisam caminhar juntos. É necessário acolher, acarinhar, ouvir! Mas também apontar caminhos, ferramentas e ensinar a fazer por si mesmo. A criança em mim, no outro, precisa ser protagonista e não vítima de um passado, nem refém de um adulto dominador.

A Noite Escura da Alma (San Juan de la Cruz) - Precisamos compreender que as noites escuras da alma fazem parte de nosso crescimento enquanto pessoa. Assim como os sintomas, nos levam a transformações profundas na vida.

A arte da guerra (Sun Tzu) - Entender que a luta pelo poder atua em todos os setores da sociedade e que muitas vezes somos manipulados, enganados e controlados para servirmos aos interesses dos grupos dominantes, seja religioso, político, empresarial, é a chave para distinguirmos o mundo real do mundo ideal.

Especialista em Pessoas (Tiago Brunet) - Relacionar com diferentes pessoas nas mais diversas ocasiões é uma condição da vida humana, porém, é fundamental conhecer a esfera de amizade que cada pessoa ocupa, evitando equívocos para com as pessoas e para consigo mesmo. Diferenciar pessoas incontornáveis das contornáveis o ajudará a evitar relações disfuncionais.

Esses foram alguns livros sugeridos por Olinda Guedes no Curso de Formação Real Sistêmica, que muito agregou em minha vida, e claro, no conhecimento sobre constelações familiares. Tais leituras contribuíram para uma compreensão maior do conteúdo do curso e me fizeram perceber como somos uma unidade com o Universo e toda a vida existente, como memórias coletivas e/ou pessoais se manifestam no campo pelo qual estamos envolvidos e como os sintomas alertam para que algo seja feito para curar as dores causadas no sistema, dores sofridas pelos ancestrais, causadas pela violação das leis que regem as vivências: pertencimento, ordem, equilíbrio e/ou pelas dinâmicas de orfandade funcional e vínculo de amor interrompido, que provocam dores e impede a pessoa de seguir adiante vivendo a vida na plenitude, desejo de todo ser humano.

A medida que eu avançava no estudo dos módulos, aulas e constelações online, minha percepção do entorno e principalmente do meu interior, foi se ampliando, transformando o que sinto, e como sinto diante dos acontecimentos, das pessoas. O conhecimento sistêmico ampliou minha visão interior, a percepção e sem dúvida contribuiu para a qualidade nas relações.

Profissionalmente trouxe qualidade e mudanças na minha atuação, o que contribuirá e muito para com a equipe, e no trabalho a ser realizado com as crianças e famílias enquanto professora de educação infantil. Compreendi que para ter uma vida saudável e feliz, me realizando profissional e financeiramente é importante compreender e respeitar as Ordens do Amor: pertencimento, ordem e equilíbrio. Manter o equilíbrio em toda e qualquer relação garantirá a qualidade e durabilidade das mesmas.

Trabalhar com amorosidade na cura do movimento de amor interrompido com a mãe para ter êxito na vida, na profissão. Sabendo que a consciência/memória familiar vai além do sistema de origem, e cuidar para não atrair novos emaranhados, evitando interferir no destino do outro querendo mudá-lo é a “chave” para a felicidade.

Acolher o outro com compaixão, ajudando naquilo que me for solicitado e possível, levando as pessoas reconhecer e mudar o padrão de sentimentos secundários, o qual a impede de mudar, fixando-se no papel de vítima, alimentando relações disfuncionais, impedindo e a solução, uma vez que o sintoma é um aliado, pois sinaliza de que algo precisa ser ajustado na vida, nas escolhas, nas relações, as quais devem ser analisadas fazendo as mudanças necessárias.

Para medirmos nossa qualidade de vida Olinda Guedes orienta que diante de um sintoma nos façamos três perguntas que irão nos ajudar a identificar o que é necessário ajustar, mudar, em nossa vida e relações.

Palavras da Mestra Olinda:

“Cada vez que você tem um sintoma se pergunta que tá acontecendo de errado aqui? Eu estou feliz com quem eu estou vivendo? Eu estou feliz onde eu estou vivendo? Eu estou feliz com o trabalho que eu desenvolvo? São essas três perguntinhas básicas sobre ter saúde que nós devemos fazer cada vez que nós temos um sintoma.

Você vai perceber que imediatamente você precisa ajustar um desses pontos; ou é, em relação ao seu trabalho, em relação ás pessoas com quem você está convivendo, e ou em relação ao lugar onde você está vivendo”. (Módulo 04 - Aula 02. Sintomas: doenças tratáveis (curáveis) e incuráveis).

Nos questionar diante de um sintoma, buscando respostas no próprio campo é ter uma postura e conduta sistêmica vendo além do aparente, sem julgamentos, reclamações, compreendendo e acima de tudo respeitando os acontecimentos em minha vida e na do outro, aceitando o destino e ajudando curar sintomas que forem possíveis e me permitidos.

Olinda Guedes está de parabéns pelos ensinamentos transformadores de vidas, de histórias. Sou muito grata por realizar esse curso preparado com tanto amor e profissionalismo, despertando consciências para a compreensão da vida, do amor, para a busca incessante pelo conhecimento, visando potencializar a qualidade do encontro, da convivência, do trabalho com o outro. Sendo primeiramente uma pessoa melhor, curada e feliz, e assim tornar-se um terapeuta, um profissional capaz de “tocar o coração” do cliente, das pessoas que dele se aproximarem.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.