Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

RELIGARE: O (RE)ENCONTRO COM DEUS

RELIGARE: O (RE)ENCONTRO COM DEUS
Simone Belkis
jul. 22 - 3 min de leitura
000

A palavra religare vem do latim, a falecida mãe das línguas latinas. Significa: "ligar de novo o ser humano a Deus. O ser humano vai a Deus e Deus vai ao ser humano". Para nós, comuns "mortais", esse significado foi transformado na expressão que define os dogmas criados pelo homem para interpretar a conexão com o Divino, a religião.

E como bem sabemos, as interpretações se multiplicaram, atendendo necessidades e interesses muito mais de cunho social e econômico do que propriamente religioso.

A Era de Peixes (vale lembrar que esse é um conceito astronômico), remonta a ideia religiosa de um Salvador, simbolizado por Jesus Cristo. O fato é que a conexão, que era direta, tornou-se por meio da religião, uma conexão cheia de intermediários e atravessadores (em alguns casos mais radiciais).

Com o evento da Era de Áquario, que vem simbolizando uma nova visão, podemos ter a expectativa do retorno (em massa, talvez?) do encontro direto e sem escalas do humano com Deus. É certo, que uma pequena parte não abandonou a conexão e ficou esse tempo todo tentando despertar os dorminhocos espirituais, mas praticamente em vão.

As mudanças de paradigma, que já vêm ocorrendo, naturalmente, a milênios e nas últimas décadas vêm ficando mais visíveis e mais a destruição massiva do Planeta parecem ser o alerta para um (ainda) futuro despertar. Já é maior o número de homens e mulheres que percebem que a frequência planetária está se modificando e já aceitam conectar-se e colaborar com ela.

Mas, o que significa na prática o religare? A mim, parece-me uma experiência pessoal e intransferível, embora possamos todos chamá-la de experiência religiosa, um nome bonito para o exercício de entrar dentro do seu próprio centro e lá encontrar Deus.

Parece simples?

Nunca teria deixado de ser se tivéssemos entendido o verdadeiro e metafórico significado dos livros sagrados e iniciáticos. Mas, não é mais tempo de lamentar. 

Estamos tendo a possibilidade de despertar quando se torna natural, ainda que para um pequeno grupo, aceitar que somos seres espirituais (ou almas) vivendo uma experiência evolutiva em um plano denso chamado matéria. Isso ainda pode parecer loucura para alguns, blasfêmia para outros, pretensão para outros ainda.

Não importa! 

Só a compreensão da real condição de alma será capaz de despertar em todos a sua verdadeira identidade. O autêntico significado das palavras ditas ( e não escritas) dos maiores Mestres começam a fazer sentido, porque o humano começa (ainda que lentamente) a lembrar de sua origem, é o começo de uma nova visão, onde entendemos quem somos e porque estamos aqui.

O religare é uma experiência pessoal, não pode ser descrita e nem pode ser transferida. Aliás, esse é um dos motivos, a meu ver, que causou tanta dificuldade e deu tantas brechas para interpretações interesseiras e convenientes.

Porém, a verdade pode ser mascarada, mas nunca destruída.

O verdadeiro sentido de estarmos aqui, vivendo em uma matrix, onde podemos desfrutar de todo o tipo de experiência e a razão de ser quem somos e de nos apresentarmos, aparentemente, fragmentados é algo que precisa ser sentido por cada um, em seu próprio tempo e à sua própria maneira.

Será um longo caminho de volta, mas o retorno é certo. Essa é a promessa do religare

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.