Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Renascimento e o papel do Terapeuta Renascedor

Renascimento e o papel do Terapeuta Renascedor
Carla Duran
nov. 17 - 7 min de leitura
030

 

O Livro Renascer - Um Processo de Amor, de Mamede Alcantara, traz em seu conteúdo duas temáticas: a técnica de renascimento e algumas dinâmicas sistêmicas e origens de traumas e patologias.

Nesse post eu compartilharei a ideia do autor quanto a Técnica de Renascimento e o Papel do Renascedor.

A essência de uma pessoa pode ser alterada se ela tiver coragem e capacidade para refazer toda a sua trajetória, desde a concepção no útero materno. Refazer não significa repetir e sim fazer de novo e melhor.

Toda experiência vivida é gravada no nosso inconsciente, na nossa memória, o tempo todo.

Enquanto vivemos situações novas, convivemos com as memórias, simultaneamente.

Se o passado é feliz, temos mais chances de ter um presente e futuro harmonioso, ao contrário, imagens negativas guardadas no nosso inconsciente podem contribuir de maneira desastrosa nos papeis que temos que representar na vida real.

A técnica de Renascimento permite refazer o percurso do nascimento, parto, vida intrauterina, gestação e concepção, além de acessar as memórias transgeracionais que trazemos, e reviver e participar de nossas decepções e nossos sofrimentos primordiais, que causam os nossos traumas.

Revivendo o passado de forma reparadora podemos reconstruir o presente, dando a ele uma nova configuração, ressignificando-o. Superar as experiências traumáticas equivale a trocar as cenas desagradáveis por outras felizes, sendo possível curar ansiedades, medos, fobias, manias, vícios, superar dores e sofrimentos, etc.

Na terapia de renascimento o terapeuta renascedor conduz o renascimento de forma segura para que o o renascente/renascido, mantendo-se consciente, vivencie as experiências traumáticas e ressignifique-as.

No momento da experiência, além da postura corporal, da confiança e da empatia transmitidas pelo renascedor, há os estímulos regressivos como respiração acentuada (chamada de hiperventilação), sons e contato com a água (lembram o liquido amniótico e o útero materno/placenta), além de poderem ser usados diversos recursos, como músicas evocativas, sons e meditações.

O importante é a segurança do renascedor em aplicar os recursos e perceber se o renascente sente-se à vontade com o recurso e aberto ao processo de renascimento.

Quando consegue ressignificar as experiências traumáticas, entra num êxtase integrativo, oaonde tem a sensação de extrema paz e serenidade, alegria radiante e um estado de felicidade, livre de tensões. Nesse êxtase podem surgir inspirações/insights. Essa experiência pode ser vivida durante a sessão ou posteriormente de forma espontânea.

Já o êxtase de nascimento ou vulcânico se dá quando o indivíduo, durante o processo de renascimento, “viaja” em suas fantasias, podendo entrar em choque com as memórias como se houvesse uma explosão interna. Esse êxtase pode representar o final da terapia ou a cura e pode gerar reações físicas no corpo.

E o êxtase de renascimento ou iluminativo é a próxima etapa do processo de renascimento e é representada pela calmaria. O indivíduo se sente livre, mental e espiritualmente. Esse tipo de experiência é responsável por ser fonte de inspiração por grandes realizações.

Reações físicas no processo de renascimento

Durante o processo de renascimento, sentir dores nas pernas, formigamento, não conseguir falar são reações que correspondem ao primeiro estágio do nascimento biológico, aquele que tem início quando o bem-estar do feto é interrompido pelas contrações do útero.

Nessa passagem o bebê sente-se ameaçado ao receber os primeiros sinais do final da sua vida intrauterina. Ele é empurrado pelas contrações e como não encontra saída, enfrenta uma espécie de agonia, ansiedade e angustia que pode representar ameaça à vida.

Neste estágio o renascente não consegue enxergar nada de positivo à sua volta.

Também pode apresentar as seguintes reações: sensação de solidão, complexo de inferioridade, culpa, claustrofobia e sexualidade inibida.

O segundo estágio do nascimento, é representado pela passagem do feto à vida. São comuns vômitos, náuseas, ânsias de vômito. O fim dessa fase de gestação é marcado por impurezas como sangue, muco, liquido fetal, urina e até fezes. O bebê quase sempre engole um pouco deste material. É natural o indivíduo que passou por isso, durante as sessões de renascimento sentir nojo, vontade de vomitar. Também são comuns sensações de sufocamento, dor e ansiedade ao longo da vida.

No processo de renascimento, a respiração corresponde a terceira e quarta fases ou estágios do nascimento biológico: a saída do feto para a vida fora do útero e o contato com o mundo.

A respiração é muito importante no processo de renascimento. Em todas as etapas o renascido tem a sensação da primeira golfada de ar. A condução da respiração dissolve o poder do trauma do nascimento (a cena traumática). Durante a sessão podem ocorrer contração e engasgo durante a condução da respiração. Neste caso, representam o nascimento nos casos em que houve pressão, luta para respirar ou sufocamento no nascimento.

A liberação da respiração vem mais fácil para aqueles que compreendem o significado do trauma do nascimento. Quando a respiração é liberada acontece a transformação de corpo e mente.

A condução da respiração é meio caminho para o renascimento dar certo. Com a respiração o renascido acalma e é estimulado a olhar para os seus traumas para ressignifica-los.

Missão do Renascedor

Pessoas atraídas pelo renascimento são aquelas que não foram bem acolhidas durante a gestação e no nascimento. A consequência dessa falta de permissão para viver faz com que se sintam infelizes. 

O renascedor tem a missão de conduzir o renascente a uma viagem ao desconhecido. Sua capacidade intuitiva e os seus conhecimentos ajudam àquele vai renascer, porém é o renascente quem decide se atravessa o caminho.

O terapeuta renascedor deve estudar muito, adquirir conhecimentos amplos antes de usar o renascimento como técnica terapêutica. É preciso antes de tudo trabalhar seu próprio trauma de nascimento.

A respiração e os movimentos corporais são básicos do renascimento porém o terapeuta bem treinado deve saber entender a mensagem passada pelo renascente/renascido através de gestos, palavras, expressões faciais.

Ele deve estar principalmente disposto ao afeto e ao amor. Só pode ser um terapeuta aquele que se dispõe a amar.

Aqueles que desejam conhecer mais essa técnica terapêutica devem preparar-se para o mergulho interior que ela proporcionará antes de almejar aplicá-la em seus clientes.

Ela será um divisor de águas na vida e um oportunidade incrível de expansão de consciência.

Uma boa jornada a todos!


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.