Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O QUE O SABER SISTÊMICO ME TROUXE

O QUE O SABER SISTÊMICO ME TROUXE
Geiziane Santos Barreto
fev. 11 - 2 min de leitura
010

Sou neuropsicopedagoga institucional e conheci Olinda Guedes em 2018. Junto com ela me veio um presente do universo, o Saber sistêmico. Conhecimento esse que traria uma das maiores mudanças da minha existência.

A pedagogia sistêmica me fez renascer, trouxe resolução de conflitos pessoais para só assim me trazer soluções na pratica pedagógica. Quando descobri que eu tenho a mãe certa para mim, pude também entender que as crianças institucionalizadas também tem a mãe certa para eles, pois o dom da vida é o maior presente que alguém pode dar a outro. A partir daí me livrei do hábito de julgamento e consegui me sentir incluída, para só então incluir.

O saber sistêmico me abriu os olhos para "além do aparente" e me trouxe ferramentas para resolução de conflitos, como a frase mais simples e resolutiva que eu conheço. "Eu vejo você".

Ela valida e acalma qualquer ser humano, promovendo o acolhimento.

É primordial que se saiba que todos nós carregamos conosco toda a nossa geração e que levamos os nossos pais para onde quer que formos, inclusive para a escola. É necessário que esses pais também sejam acolhidos para só assim nos sentirmos seguros.

Hoje não sei se o saber sistêmico nasceu pra mim ou se eu renasci com o saber sistêmico, mas o maior de todos os conhecimentos que a pedagogia sistêmica me trouxe foi que o amor é a base de toda e qualquer ciência e que o aprendizado se promove a partir da paz e que é possível se ter harmonia, pertencimento, inclusão e aconchego no ambiente escolar.

Basta se ter conhecimento pedagógico sistêmico.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.