Na busca por entender os acontecimentos repetitivos na minha vida e na minha família, encontrei a Olinda Guedes, há 3 anos atrás, no Curso de Florais de Bach.
A pandemia chegou e surpreendeu a todos.
Foi a oportunidade perfeita para ressignificar comportamentos, entender medos e levar a vida adiante. Neste período me deparei com a Imersão em Constelações Sistêmicas de Olinda Guedes. Sempre tive vontade de fazer Curso de Constelação. É um assunto que me intriga e me fascina ao mesmo tempo.
Após fazer a imersão eu iniciei os estudos da Formação Real em Constelações Sistêmicas. As aulas online, com a possibilidade de estudar em casa, com contato direto com a professora, possibilitaram adentrar neste mundo tão excepcional, nesta jornada de cura.
A cura vem através do conhecimento.
Sempre gostei de ler e buscar conhecimento, porém, este o curso abriu um leque de novos aprendizados. Tenho estudado muito e lido os mais diversos livros: Bert Hellinger, Olinda Guedes, Fabrício Carpinejar, Milton Erickson, Carlos Gonzales, Rupert Sheldrake, Eckhart Tolle, Edgar Morin, Clarissa Pinkola Estés...
Os resultados dos aprendizados já começam aparecer. Sinto-me mais tranquila, aceito as coisas como são e procuro melhorar a cada dia. Meu relacionamento com as pessoas melhorou e cada aula, cada constelação a qual assisto, é um momento de reflexão e cura.
Para quem deseja ter um estilo de vida baseado nas Constelações Sistêmicas eu sugiro que:
- Respire profunda e suavemente;
- Medite;
- Aceite seus pais do jeito que eles são;
- Honre a história de seus antepassados, pois através deles hoje você está aqui;
- Conheça a sua história e a história dos seus antepassados para compreender muitas coisas que acontecem em sua vida;
- A gratidão e a concordância são atitudes que dissipam todos os males;
- O amor sempre traz de volta, ame muito;
- Cura é jornada. Faça terapia;
- Encontre o amor na sua vida para encontrar o amor da sua vida.
Durante o estudo do módulo 3 referente às relações conjugais a Olinda diz: “Cônjuges se separam – pais não”.
“O filho não será feliz se vê que os pais não se respeitam: antes da felicidade, a lealdade”.
Este módulo foi marcante para mim pois eu vinha tendo conflitos com o pai da minha filha e hoje procuro aceitar e respeitar ele do jeito que é, evitando envolver a pequena nos meus problemas conjugais.
Na área profissional (sou professora de Educação Especial) eu percebi que, por mais que os pais dos alunos sejam problemáticos, os filhos são leais. Isso ajudar a olhar os pais e filhos de forma diferente, respeitando a história de cada um.
A partir dos ensinamentos que tive no curso, me comprometo a:
- Ser mais tolerante;
- Respeitar e aceitar cada pessoa do jeito que é;
- Curar minha criança interior, mimando, dando mais amor;
- Continuar meus estudos, pois o conhecimento cura;
- Entender que o que recebo é o que ofereço;
- Cura é jornada, continuar minha jornada;
- Cuidar das pessoas que amo e sobretudo cuidar de mim;
- Tomar meu lugar no sistema.
Indico este curso a todas as pessoas que buscam conhecimento sistêmico, que demonstram interesse em cuidar de si e do outro.
E a senhora querida Olinda, grata por todo o ensinamento. Que bom que nossos caminhos se cruzaram, que bom que existem pessoas que se importam com o ser! Como você diz: Cura é jornada. Continuarei a minha jornada tendo você como referência, minha amada mestra!
Ah, agora eu sei!