Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
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SÍNTESE DE AULAS

SÍNTESE DE AULAS
Marineide Silva
jan. 29 - 7 min de leitura
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RESUMO DAS AULAS 08 A 13 DO MÓDULO 09

Diante do questionamento se é possível excluir alguém de nossa vida, Olinda Guedes nos leva a reflexão de que diante de uma relação disfuncional, ou seja, se existe uma pessoa com a qual não nos sentimos bem, que tem comportamento não apropriado, que não agrega, não contribui para crescimento de ambos, “a coisa mais bonita” a se fazer é nos afastarmos.

Melhor isso do que ficar tentando mudar a pessoa e seu comportamento. Permanecer na convivência com ela acarretará constantes críticas e julgamentos e essa atitude fere a Lei do Pertencimento, pois crítica e julgamento são formas muito tóxicas de exclusão. Elas excluem também o amor, o fluir da paz no sistema todo.

Olinda orienta ainda que ao se afastar por não ter ressonância saudável com determinada pessoa, é importante não levá-la junto; quer dizer parar de julgar e criticar, mesmo a distância. É necessário mais que o afastamento físico, precisa afastar-se também emocionalmente para o bem de ambas as partes. Pertencimento é muito mais mérito, conquista para permanecer na vida do outro.

Olinda indica os seguintes livros:

  • Aprendendo a conviver com quem se ama;
  • Sidarta;
  • Longe da árvore;
  • Fernão Capelo Gaivota.

A aula 8 também trata da Lei do Equilíbrio. “Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor já não está sendo servido”, Nina Simone. Devemos ser pessoas interessantes, com conteúdos, pessoas que agregam, e sermos pessoas “interesseiras” também, no sentido de sermos seletivas. Dedicar meu tempo, moeda mais preciosa, com quem agrega, acrescenta valor, qualidade em meu viver. Selecionar o tipo de energia que permito entrar em contato. O amor exigente dá o equilíbrio no dar e receber.

Na aula 9, Olinda nos fala de técnicas sensoriais que podem ser utilizadas no trabalho de constelações, como massagem reparentalizadora e renascimento, pois tocam a vida e a transformam com amor.

Ao buscar cura para um sintoma, todo o sistema se cura, porém, a vida não aceita barganha. Quer dizer que todos que pertencem ao sistema tem uma função, uma tarefa a cumprir, e estas são pessoais e intransferíveis. Reconhecer o sintoma e reconciliar-se com ele é o primeiro passo para a cura, para o milagre.

Livro indicado: “Um curso em milagres”.

Na décima aula nos foi esclarecido sobre as intervenções verbais nas constelações. A escola de Olinda Guedes segue a abordagem Ericksoriana de Milton Erickson. Nessa aula compreendemos a transição para “as novas constelações”, método que Olinda Guedes considera de certa forma prejudicial ao processo sistêmico, pois não tem muita comunicação entre cliente e terapeuta, empobrecendo a até prejudicando de certa forma o resultado das constelações.

Pois a comunicação é essencial para reconhecer os elementos em movimento no campo e também ao considerar a participação de leigos, ou seja, pessoas não muito familiarizadas com as práticas sistêmicas, que não compreenderão por si só os movimentos do campo. Fernando Freitas, também constelador, de certa forma crítica o método adotado nas “novas constelações”, pois segundo ele, a falta estrutural desse método compromete os resultados da constelação.

Olinda esclareceu também a importância de conhecer a estrutura das frases de intervenção para que sejam utilizadas de forma consciente obtendo os resultados esperados, que no caso é que toque no coração, na alma do cliente. Num primeiro momento usa-se frases de empatia, frases de reconhecimento de validação como: eu te vejo, eu te percebo.

Para que os elementos do campo percebam que já não existe lugar para a ignorância, não haverá mais segredos, ninguém mais está sozinho. Criar rapport, empatia. As frases aqui permitem acompanhar o que está sendo trazido pelo campo, pelo cliente, pelos representantes. Num segundo momento usa-se frases de transição demonstrando que enxergamos o problema e também a solução, a tarefa e o propósito positivo.

Por último usa-se as frases de solução.

Nas constelações existem quatro movimentos: concordar, agradecer, pedir, reparar danos. Esses movimentos devem inspirar as frases de empatia, transição e solução. Para desenvolvermos a habilidade na criação e uso das frases, Olinda Guedes recomenda ler muita poesia e também biografia de santos e de pessoas bem sucedidas, pessoas que deixaram legados na humanidade. Ela diferencia angustia e ansiedade: Angústia é mãe - sentimento voltado para dentro, passado, de baixa velocidade, que aperta o peito, gera indecisão. Ansiedade é pai - voltada para fora, futuro, alta velocidade, pressa.

Na décima primeira aula Olinda Guedes nos fala sobre o parâmetro para conduzir uma constelação; que precisamos ser produtivos, tocar o coração, movimento que mostra a origem do problema e também a solução. Porém, ter o discernimento de ao sentir pesar, carregar, não continuar o movimento. Não será com uma constelação, de uma única vez que a pessoa resolverá tudo. Constelação é estilo de vida, constelamos o tempo todo quando adotamos um estilo de vida sistêmico.

A medida é sentir que o cliente está satisfeito.

Na décima segunda aula vimos que orbitamos durante a vida em torno dos três princípios: pertencimento, ordem, equilíbrio, e dos quatro movimentos: concordar, agradecer, pedir e reparar danos. Livro indicado é “O Amor do Espírito”.

Na décima terceira aula vimos que o dinheiro é uma das muitas chaves que o Universo nos oferece, no entanto em muitos casos torna-se o corpo de dor entre o homem e a mulher. É como se a mulher desprezasse o dinheiro e o homem desprezasse o afeto, devido ao sentimento de orfandade.

“A generosidade precede a prosperidade”, diz Olinda Guedes, pois quanto mais ofereço à minha profissão, para vida, mais a profissão, a vida me devolve. O livro indicado é "Criando prosperidade e Mudar o mundo". Olinda diz que preces são intenções e atitudes são decretos, forma mais poderosa de oração. Constelar é métrica e não técnica. A maior arte da constelação é tocar o coração do cliente, pois ele constela sem perceber.

Questionada sobre a violação da ordem, Olinda pede para que não transformemos os princípios em mitos. É preciso discernimento, maturidade para decidir entre um desejo do filho e uma necessidade do pai, e vice versa. O que viola a ordem são condutas disfuncionais com familiares.

O livro indicado é “Ame seus pais antes que seja tarde”.


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