Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Rótulo só pega onde tem cola

Rótulo só pega onde tem cola
Simone Belkis
nov. 12 - 4 min de leitura
000

Talvez eu já tenha falado sobre isso, esse título saiu como um comentário em resposta ao post de um amigo. Mas, agora eu quero falar um pouco da minha visão sobre o que isso significa para mim.

É natural a gente rotular pois o nosso cérebro precisa generalizar, omitir e ou distorcer para funcionar diante de tantas informações que o atingem. Até aí, embora não pareça, tudo bem.

O verdadeiro problema está no fato de que a nossa mente consciente, que deveria analisar e ponderar sobre essa preguiça cerebral, acaba por concordar e deixar a coisa com está, para ver como é que fica. O problema é que não fica.

Voltando à questão.

Primeiro vamos classificar (rotular, hehe) o rótulo. Além daquele sempre bonitinho, sedutor e hipnotizante (faz parte do marketing), tem aquele que se usa como uma etiqueta invisível que classifica pessoas, situações, emoções e por aí vai.

Quando escolhemos o adjetivo que parece cair como luva na pessoa ou situação, estamos etiquetando, ou melhor, rotulando-a como isso ou aquilo. Até aí nada de novo, creio eu.

Só que tem um detalhe muito importante. O rótulo só pega onde tem cola.

E o que isso quer dizer?

Se aquele que se encaixa nos padrões a ponto de ser rotulado, assim o será se aceitar esse título. Isso é a cola. Se eu aceito que sou isso ou aquilo, se um simples adjetivo é o suficiente para me fazer encaixar na categoria, eu peguei a etiqueta e colei em mim mesma.

E isso carrega um probleminha a mais.

As pessoas interpretam os significados de formas muito diversas, de acordo com os seus sistemas de crenças adotados por suas necessidades de pertencimento e autoafirmação.

Sendo assim, os significados vão mudando com o passar do tempo, e muitas vezes esses adjetivos terminam por ganhar significados completamente distorcidos e que nada mais têm a ver com seus significados naturais.

Mas, isso é que faz a língua ser viva. E esse é outro papo, para um outro momento, quem sabe.

Voltando à cola.

O que quero mesmo colocar aqui é o fato de que somos diretamente responsáveis por aquilo que acreditamos, mesmo que essas crenças não sejam conscientes (o que aliás, deixa-me muito chateada). Consciente ou inconscientemente, compraremos a ideia que se afine com aquilo que pensamos sobre nós mesmos. E isso pode ser tanto bom, quanto ruim.

Se partimos do princípio que as situações em si são neutras, e sempre responderemos a elas tomando como referência o nosso sistema de crenças, não podemos deixar de admitir que seremos, sim, responsáveis quando aceitamos, ou quero dizer, acreditamos que aquilo sobre nós é verdadeiro.

E que, para dizer a verdade, nada tem a ver com aquele que nos rotulou. Os motivos que o levaram a isso são consequência do seu sistema igualmente, portanto, deveriam apenas falar das crenças que ele mesmo carrega em si.

Então, o problema não é tanto o rótulo, embora isso tenha um poder nefasto que precisa ser trabalhado dentro de todos nós. Eu diria que o problema maior está na cola que passamos em nós mesmos quando aceitamos a etiqueta e saímos por aí projetando nossa frustração, ao invés de retirar a cola que está nas crenças errôneas sobre o rótulo.

Não quero de forma alguma desqualificar o problema causado por pessoas que usam rótulos para classificar o Universo, porque são detentoras de crenças limitantes e prejudiciais a si mesma e a outros.

Mas prefiro apelar para o bom senso das pessoas comuns, como eu e você, mas que são conscientes e buscam, não vangloriar-se desse privilégio, mas que o usam para rever seus próprios conceitos e que jogam fora o rótulo simplesmente porque não tem cola.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.