[ editar artigo]

Se você pode, você deve!

Se você pode, você deve!

“Meu marido cobrou que eu não o ajudo nunca, apesar de pagar todas as despesas da casa. Ele me acusa de dar mais atenção para minha família do que para ele.”

Como terapeuta ouço com frequência a dor do coração das pessoas. Não somente a dor aparente, suas queixas e sofrimentos, mas também seu pedido de socorro.

Pedido de socorro?!  Sim, porque quando há sofrimento e se procura uma terapia, nada mais queremos a não ser u'a mão estendida que nos oriente, guie, ampare.

Aparentemente uma queixa assim significa: oh, o cara é um mal-agradecido!  Por que não se separa de vez?

Além do Aparente a realidade é outra.  A dor aqui é sobre a orfandade que sustenta e atravessa a alma, cortando qualquer possibilidade de autoestima, autoconfiança, amor-próprio e coragem de viver como adultos.

Sabe por que uma pessoa não interrompe relacionamentos disfuncionais? Porque ela está disfuncional. Enquanto não suprir em seu coração o sentimento de ser amada e merecedora de respeito, não terá condições de ser amada e respeitada por outrem. Seja quem for.

Não adianta bloquear o contato no celular. 

A memória de sofrimento atrairá outro ser para fazer sofrer.

Orfandade é algo que precisa ser curado. 

Sem a cura do trauma de abandono e solidão, não será absolutamente possível agir na vida de modo equilibrado e feliz.

Gosto demais do Ique Carvalho, autor, publicitário.  Tenho certeza de que ele ajuda tantas pessoas, porque tem uma linguagem de empatia, de amorosidade. Tantos se sentem capazes de uma boa vida, porque lembram de que são boas pessoas, merecem ser amadas pelo que são, apesar de humanos que somos.

Portanto, se nalgum momento perceber em seu coração “Ah! Eu bem que poderia viver mais feliz!”  eu digo a você: sim, você deve! Porque antes de tudo, precisamos ser bons e gentis com nossa vida.  A vida é um sopro, passa tão rápido.

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outras seis majestades na terra, e quatro anjos no céu.

Um dia sentiu que poderia fazer algo mais, e seus filhos chegaram.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

#novolivo #constelações #sabersistemico

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
OLINDA GUEDES
OLINDA GUEDES Seguir

Oilá, gente linda! É uma boa história a minha vida... ainda temos muito a viver. A parte mais linda é ser "Mamain" das duas princesas Nina Maria, Camila Maria e dos cinco príncipes cavalheiros...

Ler conteúdo completo
Indicados para você