Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Separação com amor

Separação com amor
Salete Ximenes
out. 10 - 2 min de leitura
010

 

Participante:

Quero perguntar, qual é a forma melhor e mais saudável de terminar um relacionamento?

Hellinger: Esta é uma pergunta importante. Tenho para isso um procedimento modelo. O primeiro ponto não seria procurar pela culpa, como se algo fosse depender da boa ou má vontade de cada um. Vimos aqui quantas influências do passado atuam e que cada um muitas vezes não sabe o que o impulsiona.

Às vezes faço com um casal que quer ou precisa separar- se um pequeno exercício.
Conto uma história para eles:

"Um homem e uma mulher seguem felizes o seu caminho. A sua mochila está carregada de coisas boas e eles passam por jardins em flor e árvores repletas de frutos maduros.

O sol brilha - e eles estão felizes. Então o seu caminho os conduz para uma montanha, as coisas se tornam mais difíceis e parte dos mantimentos que eles levaram é usada. No meio do caminho um dos dois se senta e está exausto. O outro ainda continua um pouquinho, então também os seus mantimentos acabam e ele se senta. Os dois olham para o vale, onde tudo foi tão bom - e começam a chorar."

O luto possibilita a separação, simplesmente a dor de não terem conseguido possibilita a separação. Então não existem mais acusações, apenas a dor. Através da dor podem se separar, mas podem se encontrar mais uma vez e se olhar nos olhos.

Então o homem diz à mulher:

"Eu amei você muito e você me deu muito. Mantenho isso com amor e respeito. Também dei muito e você pode mantê-lo, respeitá-lo e lembrar-se disso com amor."

Depois o homem diz à mulher e a mulher ao homem:

"Assumo minha parte da responsabilidade por aquilo que não deu certo entre nós dois e deixo você com a sua parte. E agora deixo você em paz." Esse é um modelo para uma separação amorosa.

(BertHellinger - Amor a Segunda Vista)

Joan Garriga Parte superior do formulário

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.