Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SER ❤ X TER 🏰

SER ❤ X TER 🏰
Simone Belkis
dez. 10 - 3 min de leitura
020

Muitos anos atrás, encontrei uma frase não lembro onde, mas que ficou gravada na minha memória, e que dizia: "Segurança não é ter coisas, mas saber lidar com situações".

Nesses tempos em que o mundo parece ter se voltado totalmente para as questões materiais, onde as pessoas se comparam, esforçam-se e até se matam por questões ou status financeiro, o valor de ser perdeu muito de seu significado. A luta pela sobrevivência virou a pauta principal.

Não é difícil de explicar, mas não se pode justificar.

Não mais. A explicação é simples, o ser humano voltado demais para fora, esquecendo-se que é um ente espiritual, deixa de confiar em sua própria essência e intuição e passa a apostar e crer apenas naquilo que pode ver. 

A passagem da Bíblia de Gênesis em que Adão e Eva são expulsos do Paraíso, diz "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás" , é clara, no sentido que, apenas fisicamente, somos pó e a ele voltaremos. Perder o Paraíso, é perder nossa essência.

Com o instinto aflorado por causa da violência, do desamor, da busca pela sobrevivência, da disputa pelo território, o ser humano deixou de se perceber como um ser consciente, procurando usar seu poder sobre o outro e não mais para si mesmo.

Qualquer pessoa mais observadora compreenderá que o único e real poder é aquele que exercemos sobre nós mesmos, quando usamos nossa essência para construir. E quando o externalizamos e exercemos poder sobre o outro, apenas oprimimos.

O medo tomou conta da realidade, e tem sido ferramenta poderosa na mão de uma minoria que usa sua "inteligência" e capacidade para destruir, sem perceber que se autodestrói. Não possui mais a capacidade de perceber que o "quanto mais, melhor" está fazendo desmoronar as bases que a sustenta lá em cima, sobre a maioria que escraviza e domina. Não percebe que está minando as estruturas sobre as quais se coloca.

Talvez seja apenas uma questão de tempo para que se perceba o quão tarde demais é para aqueles que acreditam que ter é mais importante do que ser. Que um só existe em função do outro. Que é preciso igualdade de direitos e deveres para que possamos ser, fazer e ter tudo aquilo que nos é de direito natural.

Então, segurança significa ter maturidade, competência, poder interno que nascem do amor-próprio e do autorrespeito, porque tudo começa em nós.

Se você se torna realmente quem é e sabe ser o que simplesmente veio para ser, poderá fazer e ter tudo o que desejar, pois se dará conta que para ser si mesmo não é preciso ter demais, a ponto de faltar para o outro. Compreenderá que...

Tudo o que precisamos ter está diretamente ligado a nossa essência de simplesmente ser.

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.