Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sexo - qual seu objetivo?

Sexo - qual seu objetivo?
OLINDA GUEDES
mai. 14 - 2 min de leitura
010

O objetivo máximo do sexo é a continuidade da vida.

Temos organismos preparados para a replicação e a perpetuação genética, não para a saúde ou a alegria. Fomos construídos para a reprodução, mais do que para a vida. Só isso explica o comportamento suicida de algumas espécies para favorecer o coito e a reprodução (como os louva-deus). O sexo serve essencialmente para o encontro e a mistura de genes.

Entretanto, a sexualidade e assume outras características no domínio da linguagem e acaba desembocando no "amor romântico", cuja existência decorre dos sentimentos primitivos derivados da altricialidade - a característica de dependência extremada dos recém nascidos - e os sentimentos da mãe em relação ao seu bebê.

Freud já nos dizia que a maior tarefa das mulheres é ensinar o amor a seus filhos, pois que esse sentimento é originado do amor que estas tem por eles. Se amor existe, este é o sentimento de uma mãe por seu filho, de onde todos os outros amores são derivados.

O amor seria, então, "a fissura bizarra da ordem cósmica", o evento fora do planejamento da vida biológica do planeta.

O amor é, portanto, quando esse sentimento se desprende do sexo e toma sentido próprio, assim como a poesia se descola da prosa.

O sexo acaba ganhando no humano um companheiro novo, desnecessário para seus propósitos máximos, mas originário do triangulo afetivo primordial que nos constitui enquanto sujeitos.

 

 

https://www.facebook.com/ricardoherbertjones


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.