Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SÍNTESE DO M5

SÍNTESE DO M5
Maria Aparecida Inácio Felipe
fev. 22 - 5 min de leitura
010

É fato que a escola é o lugar mais importante depois do lar, e tanto alunos quanto familiares esperam encontrar lá a continuidade do aconchego recebido em casa. Mas muitas vezes isso não acontece porque a escola inconscientemente acaba não correspondendo às expectativas de quem a procura, fazendo com que estes se revoltem e até a abandonem, embora o abandono escolar não aconteça com tanta frequência.

Todos nós temos um conhecido ou um familiar que não prosseguiu com os estudos por falta de incentivo de ambas as partes. O professor também não se sente acolhido pelo sistema, suas condições de trabalho são precárias e não tem uma remuneração satisfatória, e a realidade é bem essa, dificilmente um professor ministra aulas numa sala com menos de 30 alunos.

Senti na pele, pois faço parte dessa categoria, atuei por 27 anos até a aposentadoria. Realmente, o relacionamento da escola com a família tem que ser amigável e prazeroso, e o resultado dessa parceria saudável é um aluno disposto a ampliar seus conhecimentos e fortalecido para enfrentar os desafios.

Muitas vezes há a necessidade de se impor certo rigor, estabelecer regras e limites, isso acontece em todo e qualquer setor da vida, começa no lar e que os filhos crescem seguindo os passos dos pais.

Sabemos que os primeiros impulsos para a vida nascem na família, como por exemplo, seguir regras e valorizar princípios, e um dos papéis da escola deveria ser o de reforçar, estimular e valorizar a bagagem levada de casa, conscientizando-o de que o passar pela escola é um dos períodos preparatórios de crescimento e amadurecimento para a vida adulta.

O estudo mostra que os sucessos e insucessos passam pela escola, e essa muitas vezes priorizam a quantidade. Nos anos iniciais a rejeição pela escola é visível, nos primeiros dias ou até meses há muito sofrimento dos alunos com choros compulsivos quando são deixados lá por seus responsáveis, e de certa forma isso interfere na aprendizagem e nos relacionamentos por um longo período.

Esse módulo mostra que de acordo com a Constelação Sistêmica o tempo representa a mãe e o dinheiro o pai, diante disso supõe-se que quando não há o reconhecimento dessas energias, significa que os pais não estão sendo honrados e uma boa reflexão deve ser feita. Eu estou em paz com meus pais?

Outro aprendizado adquirido nesse módulo é que quem ama o que faz não somatiza doenças, e quanto à ligação do filho com os pais, sabemos que é intensa, e na maioria das vezes com a mãe, sendo que é ela quem libera o filho para o pai, por isso quando há alienação parental, a criança sofre muito e corre perigo.

Também ensina que os aspectos prosperidade e sucesso estão vinculados ao bom relacionamento com os pais, e que uma reconciliação só pode acontecer com pai e mãe, isto é aqueles que cuidam e estão dispostos a amar, porque nem sempre os genitores assumem o compromisso de serem pais funcionais. 

Quanto a felicidade, concordo que é uma questão de escolha e estratégia visando resultados positivos e assertivos, sabendo que as dificuldades sempre existirão, e cabe a cada um decidir como enfrentá-las.

Gostar de estudar e trabalhar também traz êxito na profissão, portanto na Constelação de Curriculum, a orientação é que para se ter êxito na profissão é preciso estar em paz com as anteriores, ou seja, agradecer por tudo porque cada trabalho deve ser considerado como uma profissão e olhada com amor cada oportunidade obtida, é preciso se reconciliar com todas.

No que diz respeito à memória ancestral de amor, compreendo que esta resgata sonhos inconcluídos dos nossos antepassados, e que a a felicidade profissional depende muito da ancestralidade e pode ser que muitos deles não tiveram a chance de fazer escolhas, apenas agarraram aquela oportunidade do momento 

De acordo com a Constelação Sistêmica, o constelador quando se propõe a ajudar o cliente a fazer escolhas de trabalho, precisa fazer algumas perguntas como por exemplo:

  • O que você gosta de fazer?
  • Como você pode colocar isso a serviço da humanidade?

A partir da escolha feita e tomada de decisão, todas as portas se abrirão!

Quanto aos problemas que impedem de ir para o futuro, penso que o reconhecimento e a gratidão, servirão de aliados para  fazer fluir com serenidade o ciclo da vida, pois histórias anteriores influenciam nas posteriores, é preciso reconhecer que o entendimento pode estar além do aparente!

Gratidão à vida, ao tempo e ao dinheiro!

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.