Neste quarto módulo refletimos sobre sintomas e doenças que o corpo expressa através de sentimentos.
Os sintomas, nas Constelações Sistêmicas, são tratados como aliados, mensageiros, trazendo informações profundas que possibilitam a transformação.
Se esses sintomas se apresentam pequenos e mais leves, menores serão as transformações exigidas para que haja mudança. No entanto, quanto maior e intenso, maior será a exigência. Quanto mais ameaçador for o sintoma, mais qualidade de vida poderá trazer.
Precisamos ouvir o que os sintomas querem de nós, analisando as causas, pois eles exigem de nós grandes questionamentos.
Eu estou feliz com quem estou vivendo?
Estou feliz com o que faço?
Estou feliz neste lugar?
O que nos leva a esses questionamentos são as nossas insatisfações pelo que estamos passando. Elas acarretam sintomas curáveis ou incuráveis, e passamos a sentir profunda necessidade de melhorar o que sempre existiu, um sentimento que vem da alma, de uma matriz de energia.
Em mim esses sintomas se apresentam como artrose nos dedos das mãos, e os exames não detectam, mas os sintomas estão lá. Dedos deformados, com muitas dores, comprometendo até o tato. Penso que a linhagem feminina do meu sistema foi muito reprimida.
Sou grata a todos que vieram antes de mim, meus queridos antepassados, eu suporto viver sem essa quantidade infinita de amor. Prefiro viver com um pouquinho do amor que cura, o amor saudável, para eu viver feliz e contente aqui.
Eu honro vocês.
A visão dos sintomas e doenças me dá oportunidade de reconhecer que algo precisa ser visto, como tão bem diz nossa mestra Olinda:
Os sintomas são grandes oportunidades de transformar laços e destinos, de transformar nós em laços, de fazer que os emaranhamentos se transforme em grandes possibilidades em grandes pontes entre nós, felicidade e a saúde e a prosperidade que nós merecemos.