Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sobre os resultados de uma constelação

Sobre os resultados de uma constelação
Rodrigo Oliveira
jul. 22 - 4 min de leitura
010

A constelação familiar é uma abordagem terapêutica que visa a reorganização de nossas imagens internas para que tenhamos uma vida mais completa e feliz. Nossas imagens internas são geradas através de roteiros preestabelecidos /pré- determinados em nossa família. Muitas vezes adotamos um caminho que não nos fazem bem, por amor ao nosso sistema familiar.

Quando a constelação reorganiza nosso sistema e nos mostra de onde vem determinado script de vida, temos a opção de escolher alterá-lo ou não. E destaco o componente da escolha, pois é fundamental ressaltar que a constelação não é uma ferramenta impositiva. Há pessoas que mesmo depois de ver que o caminho traçado está associado a uma lealdade sistêmica e às leis do amor (hierarquia, pertencimento e equilíbrio), não têm força para modificar o destino ou preferem ficar no caminho de vida que receberam. E a opção de não mudar é uma escolha e deve ser respeitada, pois o ser humano deve ter o livre arbítrio de escolher.

No momento em que decidimos aceitar a nova imagem e agir de acordo com ela, a transmutação não acontece imediatamente. É óbvio que a constelação traz uma força incrível de mudança e transformação, mas é necessário esperar a água se acalmar para limpar a piscina, ou seja, devemos esperar que nossa alma se acalme para que a nova imagem se fortaleça internamente e integralmente.

Algumas pessoas, quando fazem uma constelação, esperam uma mudança instantânea. Eu sempre me pergunto, a pessoa ficou anos com um problema e quer que em uma sessão tudo desapareça? Seria uma irresponsabilidade de qualquer constelador ou qualquer terapeuta concordar que isso sucede assim. Cura é uma jornada, não um movimento isolado.

É por isso que a orientação de nossa Mestra Olinda Guedes é que após uma constelação haja tarefas sistêmicas que fortalecerão as novas imagens criadas. Faça essas tarefas, pois você pode dinamizar seu processo. Passado um tempo (cada pessoa tem o seu), a nova imagem ficará mais forte e você passará a agir de acordo com ela. No entanto, algumas pessoas precisarão fazer uma nova constelação sobre o mesmo tema, porque às vezes a imagem não foi totalmente consolidada. Já outras pessoas deverão procurar outras terapias que trabalhem pontos levantados na constelação.

Todos nós sabemos que as constelações familiares são eficazes, pois já experienciamos isso. Mas não se cobre tanto caso a sua imagem interna não tenha se transformado por inteiro. Seja carinhoso com você! Se você viveu grande parte de sua vida com uma imagem que não lhe favorecia, dê tempo para que a nova imagem se fortaleça. Com certeza ela irá se formar e você poderá experimentar uma vida mais completa e feliz.

Ah, e outra coisa importante para se ressaltar. Não espere que ao fazer uma constelação, outras pessoas mudem. Você só pode mudar a si mesmo! Tentar modificar o outro é tirar a dignidade dessa pessoa. Costumo dizer que quando se faz uma constelação para o nosso sistema, é como se você fizesse uma ligação para alguém da sua família, por mais que a linha esteja tocando, ela tem a total liberdade de atender.

Foque em você e em suas imagens internas, com o tempo haverá profundas mudanças na forma com que você se relaciona com as pessoas. E isso impactará positivamente sua família.

 

Rodrigo Oliveira

Constelador Sistêmico, hipnoterapeuta, reikiano, reprogramador biológico e renascedor.

www.reconectandocomavida.com.br

insta: @reconectandocomavida

Whats (11) 9.5222-5497


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.