Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sobre tocar vidas

Sobre tocar vidas
MILENA PATRICIA DA SILVA
set. 16 - 2 min de leitura
000


Há muito tempo me incomodava a forma com que os profissionais da saúde lidavam com os pacientes. A estupidez, a agressividade, a forma fria de atendimento.
.
Sempre senti dificuldade de lidar com esse formato! E pensava em como eu poderia fazer algo sendo que não sou da área da saúde! Me sentia impotente e indignada!.

Certa vez, há 15 anos, fui a um pronto atendimento com uma hemorragia. Ao chegar diante do médico disse: Dr. estou com hemorragia! 
Ele respondeu: Vou te dar um remédio e se não melhorar você volta.
Eu: Dr. estou com hemorragia, quase desmaiando! Já usei três absorventes na última hora, isso não é normal!
Até esse momento ele ainda não tinha me olhado, era só ele a receita e a caneta. Eu não existia naquele processo.

Me levantei da cadeira que estava ensanguentada, indignada com a atitude dele, sem voz, quase desmaiando, me preparando para ir para casa. Decidimos mostrar a ele a cadeira cheia de sangue.  Ele me olhou e disse: você está com hemorragia, precisa ser internada.

Resultado, 3 dias de internamento, para controlar a hemorragia.

Essa e outras posturas me indignavam, mas eu não sabia o que eu poderia fazer. Sempre achei que o paciente é tratado assim mesmo, mas nunca me conformei com isso.

Então, tenho um diagnóstico de câncer, que me obriga a estar semanalmente no hospital e tenho que lidar com os profissionais da saúde frequentemente.

Ali descobri que existem os cuidados paliativos e a humanização em saúde.  Descobri que existe a possibilidade de contar sobre essas dores e angústias que não são apenas minhas, mas da maioria dos pacientes que eu converso, a final de contas, metade do meu tempo passo entre idas e vindas do hospital. 

Fui convidada para falar em um evento em Cuidados Paliativos, sob o olhar da paciente, e recebi esse Feedback lindo (foto), de uma estudante do Curso de Medicina, ao qual falei.

Se eu consegui tocar uma vida, já estou cumprindo o meu propósito, afinal de contas, tocar a vida de um médico para mim, significa tocar muitas outras!

Agora entendo porque estou tendo a bela oportunidade de estar tão próxima da área da saúde!

Estou realizando um sonho! Tocando almas e vidas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.