Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Solidão

Solidão
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
out. 8 - 3 min de leitura
000

Solidão é um estado de quem se acha...

Se sente desacompanhado...

Pensa que está sozinho; isolado.

A solidão conduz ao sentimento de um vazio, onde nos sentimo-nos sozinhos e indesejados. Nestas situações, as pessoas anseiam muitas vezes o contato humano, mas o seu estado de espírito faz com que seja mais difícil conectar-se com outras pessoas.

Todavia, algumas correntes teóricas defendem que a solidão não é necessariamente sobre estar sozinho. Mas é a percepção de estar sozinho e isolado. E pense, quantas vezes já nos sentimos sozinho numa sala cheia de gente?

Para pesquisas realizadas na Universidade de Chicago, a solidão está intrinsecamente relacionada com a genética. Entretanto, existem outros fatores que contribuem para a solidão, tais como: Separações, divórcio, o isolamento físico, a mudança para um novo local. A perda de alguma pessoa querida, importante na vida de uma pessoa também pode levar a sentimentos de solidão.

Contudo, a solidão também pode ser atribuída a fatores internos, como a baixa autoestima e pessoas que não têm confiança em si mesmas, não se acham muitas dignas da atenção, respeito... tudo isso pode  levar ao isolamento e à solidão crônica.

E para a constelação, de onde vem a solidão?

Todos nós estamos ligados ao nosso sistema familiar. E essa lealdade e amor ao nosso sistema familiar, quer dizer, isso significa que independente do nosso sentimento atual em relação à nossa família e aos nossos antepassados, estamos vinculados à história do nosso sistema.

Assim, formamos um corpo onde cada sujeito de nossa família é um membro desse corpo, e esse organograma chamado corpo perfeito de nossa constelação familiar interferem em nossa vida, e em tudo que nos pertencem, pertencem a esse todo.

Quando somos tomados desse vazio chamado solidão, é o nível inconsciente de nossa lealdade e amor aos acontecimentos difíceis de nossa teia familiar. E ainda pode está correlacionado a exclusão de algum membro desse corpo que só pode ser, e está perfeito quando todos tem ser lugar nessa teia familiar.

Descobri recentemente no último dia de constelação com Olinda Guedes que um acidente que sofri no trabalho tem a ver com minha lealdade com meu avó que nem conheci, e foi excluído da família por casar- se com uma mulher que a mãe não queria e ficou doente, veio a óbito. 

Ainda vi em meu sonho a noite um rapaz jovem, de costas que não via seu rosto, de cabeça baixa, triste. Em seguida vi um homem com chapéu machucado no rosto e na mão, sentado, olhos muitos tristes, perdido no espaço. Nunca entendi porque caí da escada e lesionei os joelhos e coluna, hoje sei que é a dor de membro do meu corpo familiar que estou representando nesse processo de cura do meu sistema.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.