[ editar artigo]

Somos todos um!

Somos todos um!

Somos parte de um todo, os indivíduos não são isolados, individuais ou separados, mas sim, parte de um contexto de relacionamentos, seja o contexto familiar ou o contexto social. Isso significa que a consciência de todos os seres humanos estão ligadas e obedecem a três necessidades essenciais, Hellinger as chamou de Leis do Amor ou Leis da Vida. Essas leis são inerentes ao nosso intelecto, razão ou cultura. (Guedes, 2014).

São elas:

Pertencimento: Todos no sistema tem o direito de pertencer, sejam eles vivos ou mortos. Esta é a primeira Lei que traz segurança e regula a inclusão. Quando alguém da família não é incluído e fica sem o direito de pertencer, o sistema procura restabelecer a ordem por meio da compensação.

Compensação ou Equilíbrio: Esta Lei nos mostra que quando alguém membro da família é excluído do sistema familiar, um descendente pode repetir a ação da pessoa que foi excluída, mesmo desconhecendo tal ação, num movimento inconsciente de profundo amor buscando equilibrar ou compensar essa exclusão. Essa repetição de padrão comportamental busca de alguma forma que o sistema “olhe” para os sintomas e realize a inclusão do excluído. Neste sentido a Constelação Familiar pode trazer informações ocultas e inconscientes à consciência e libertar a pessoa do emaranhado em que se encontrava.

Hierarquia: A terceira Ordem nos mostra que quem veio antes no sistema familiar tem precedência em relação aos que vieram depois, ou seja, o respeito aos mais velhos e aos antepassados. (Leão, 2017)

 “Somos quem somos por causa dos nossos pais. Sim, o todo do nosso ser é proveniente do pai e da mãe. Se não fossem eles, sequer existiríamos! Eles nos deram a vida, o suficiente para existir”. (Guedes, 2014, p.82).

Somos a soma dos nossos pais, um pouquinho de cada um. “Nós somos o nosso pai e a nossa mãe juntos. Por isso está escrito: - O que Deus uniu, o homem não separará. Não tem como dividir uma pessoa” (Guedes, 2014, p.89)

 

Além do Aparente - um livro sobre Constelações Familiares (Olinda Guedes) -  Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

 

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você