Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura
Anna Soligo
jan. 17 - 4 min de leitura
040

Compadecer-se é se colocar no lugar do outro. Será que somos realmente compassivos, ou os julgamentos ainda tomam conta do nosso ser? Quando falamos em julgamento, não nos referimos somente aos outros, mas a nós mesmos. Preocupamo-nos com o que os outros vão falar, então, assumimos máscaras e nos perdemos cada vez mais de nossa verdadeira essência.

Somos fruto de nossas escolhas, então precisamos estar dispostos à assumir os riscos em cada uma delas. É preciso coragem, em um mundo onde o medo é a crença limitante de muitos.

Amar a si mesmo, sem julgamento algum, pode nos proporcionar a confiança de que tanto precisamos para alcançar felicidade. Quando nos sentimos plenos e felizes, então podemos nos doar ao outro sem reservas. 

Frases do livro "Compaixão" Parte 2

1 - Para ser autêntico, só poderá ser você mesmo. Tudo o resto é falso, serão máscaras, personalidades, mas não a sua essência.

2 - Mas quem é você para mudar seja quem for? Isso é perigoso; foi assim que nasceram todos os "Adolf Hitler". São pessoas que tomam para si a responsabilidade de mudar o mundo de acordo com as suas próprias ideias.

3 - Alguma vez amou alguém sem impor condições? Alguma vez amou uma pessoa tal como ela é? Só saberá o que é o carinho se não pretender melhorar a pessoa, se não quiser mudá-la; se a sua aceitação for total e completa.

4 - A ideia base é que se ame a si mesmo com tanto amor que este transborde e alcance os outros. Não sou contra o ato de partilhar, mas sou absolutamente contra o altruísmo.

5 - Se uma sociedade se baseia na lei, essa sociedade estará continuamente dominada pelo medo. Quando uma sociedade se baseia no amor, o medo desaparece, e não é necessária a lei.

6 - Ame a criança e deixe que o amor aconteça. Não lhe diga: «Ama-me porque sou a tua mãe (ou o teu pai). Ama-me.» Não lhe imponha.

7 - Aceite-se e ame-se. Só assim poderá amar o próximo, caso contrário não haverá nenhuma possibilidade.

8 - Se o assassínio está errado, será sempre errado, quer seja cometido por um indivíduo ou pela sociedade e pelos seus tribunais.

9 - Os loucos necessitam de métodos de meditação para que possam sair da sua loucura. Os criminosos necessitam de ajuda psicológica e de apoio espiritual. Encontram-se profundamente doentes, e nós estamos a castigar pessoas doentes.

10 - Quando alguém o aceita totalmente, incondicionalmente, você começa a mudar. Esta aceitação dá-lhe coragem.

11 - Seja total. Não se preocupe com a perfeição. Quando digo total, quero dizer que seja real, situe-se aqui; faça o que fizer, faça-o com totalidade. Será imperfeito, mas a sua imperfeição estará plena de beleza e repleta da sua totalidade.

12 - Tente amar-se. Não se condene. Logo que a humanidade comece a aceitar-se, desaparecerão todas as igrejas, os políticos e os sacerdotes.

13 - Na compaixão simplesmente damos. Na nossa mente não há qualquer expectativa de receber nada, simplesmente partilhamos.

14 - Seja compaixão incondicionalmente, sem nenhuma direção, sem a dirigir a ninguém. Nessa altura converter-se-á numa força curativa neste mundo de infelicidade.

15 - Enquanto estamos vivos tudo é possível. Mas no momento em que classificamos uma pessoa como boa, má, moral, imoral, religiosa, irreligiosa, teísta, ateísta, isto e aquilo, estamos a pensar nela como se estivesse morta. Só deveríamos pôr rótulos às pessoas quando elas morrem.

16 - O zen transforma, mas não fala em transformação. Muda, mas não se preocupa com a mudança. Traz mais beatitude aos seres humanos do que qualquer outra coisa, mas não está nada preocupado com isso.

Osho,  Cultrix , 2007


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.