Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Superando os traumas

Superando os traumas
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
fev. 11 - 4 min de leitura
000

Danos emocionais resultantes de acontecimentos, advindo de uma experiência dolorosa e sofrimento emocional, físico ou psico. Fruto de uma experiência dolorosa, acentuado pelo medo, que propicia estresse, desencadeando mudanças celebrais.

Afetando o comportamento e o pensamento sistêmico do indivíduo, que fará de tudo para evitar reviver o evento que lhe traumatizou, pode vim a desencadear uma tristeza profunda, roubando lhe o sabor da vida, e ainda comportamentos compulsivos,  fobias ou transtornos. 

Um trauma, pode ser advindo de diversos tipos de eventos, sendo possível identificar alguns aspectos, pois no geral envolve sentimentos de conflitos que se configuram em sentimento de desamparo, medo, frente a uma ameaça, subjetiva, ou real a própria vida, e integridade do corpo.

O trauma acarreta violação de ideias do indivíduo, a respeito da realidade, inserindo a vítima, num estado de extrema confusão, incerteza e insegurança.

É um acontecimento dramático quando envolve uma experiência ou diversos episódios traumáticos, influenciar a maneira do indivíduo responder com ideias ou reações preestabelecidas, podendo evoluir por semana ou perpetuar uma vida.

Existem variados tipos de traumas, dentre eles pode se citar o psicológico que pode vir acompanhado de um trauma físico, emocional, ou emergir de modo diferente como um assalto. As causas são diversas, vão desde violência, desafeto/desilusão, mudanças inesperadas na vida, eventos de impactos, ou trauma físico com sequelas.

Todavia cada pessoa reage de maneira diferente em vivencias similares. Para especialista na cura e prevenção dos traumas como Adriana Fiuza, sua explicação é que o trauma não está no evento em si, ou seja, no ocorrido. Mas na forma como cada uma pessoa vivência e percebe as emoções daquele evento.

Durante o trauma ocorre um alinhar de acontecimento e um gasto maior de energia para que o sistema nervoso dê conta de descarregar e auto regular para a sobrevivência do indivíduo, que fica preso no sistema nervoso, movimento, fuga e luta do indivíduo, comprometendo o sistema de reorientação do mesmo, deixando o sistema nervoso permanentemente ativo, em estado de alerta, mesmo sem perigo eminente. Permeando caminho para uma pertubação a nível cognitivo, desequilibrando um estado emocional frágil.

Como fazer para reorganizar o caminho do equilíbrio? Quais caminhos a percorrer para o reencontro com o equilíbrio emocional, e psico? Como criar uma ponte para a unificação desse desajuste no campo emocional? 

Somos seres emocionais, mistura de percepções. Estudos apontam sobre processo de decisão e garante que no geral a emoção ganha para a razão. Assim sendo, somos seres emotivos. Nos emocionamos com maior facilidade. Emoção refere- se a movimento ou impulso.

As emoções são experiências subjetivas que nos levam a ação, advinda de nossa percepção diante do mundo, sem até mesmo se pensar a respeito.

Assim utilizei e uso essa energia mágica, gerada pelas emoções boas que tranquilizam a alma para, equilibrar minhas dores resultantes de um acidente de escada com lesões na coluna, um joelho operado e um diagnóstico de fibromialgia.

O mergulhar em emoções boas que fortalecem a alma vem sendo o meu caminho seguido, para o controle das dores e alcance de cura. Acredito no amor de forma ímpar, singular e única no palco da vida. E tenho convicção que o amor possibilita a  cura, faz bem, em maior intensidade a quem ama do que quem é amado, assim amo minha família, meu filho. 

Família é um pedacinho dos céus na terra, quando somos capazes de amá-los sem cobrar do outro o que realmente precisa ser melhorado em nós. Deixar essa energia gostosa da ação de amar, perpassar por cada partícula do nosso corpo, produz vida em nós, e restaurar onde está danificado.

 

Abjan Gomes


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.