Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

TAREFA ESCOLAR

TAREFA ESCOLAR
Antonio Onofre Neves
mar. 23 - 2 min de leitura
010

Início de ano letivo. A tarefa escolar parecia simples:

Nome:
Nome da mãe:
Nome do pai:
Quem escolheu seu nome:
Qual o significado do seu nome:

A mãe se atrapalhou. Ela adotou o filho. O filho veio com o nome. Sabe lá, Deus, quem escolheu o nome. E o significado? O que significa Eduardo? E Sofia? Que importância teria isso na vida do seu filho?

Lembro do caso, em que a criança, recém-nascida, chegou sem nome ao Juizado da Infância e da Juventude. O pessoal do gabinete escolheu o nome para a menina. Semanas depois, na ação de destituição do poder familiar, ouvi a genitora. Ela declarou, na audiência, que deu o nome à filha. A mãe encampou para si o nome que outros escolheram.

O nome é de cada um. Respeitar o nome do outro é a primeira condição para construir um filho e pessoas dignas.

Acolher o outro na sua integralidade faz bem. Não é dito que, em nenhuma hipótese, não se possa trocar o nome. Em alguns casos, é conveniente trocar o nome. Trocar o nome não é conveniência dos pais, mas atender ao interesse do filho. Se um nome causa constrangimento, é melhor que seja trocado.

Se os pais não sabem quem deu o nome ao filho, a resposta a ser dada é 'Não sei'. Talvez seja a ocasião de explicar ao filho que houve alguém que lhe deu um nome. E que, em seguida, vieram eles (pais) e acolheram aquele nome com todo o carinho do mundo e todo o afeto necessário. E, além do nome, acolheram cabelos, olhos, nariz, mãos, pés, unhas e história, na sua integralidade, sem pôr nem tirar nada. É o momento de explicar que os genitores não são monstros que se devam enterrar no passado, mas sim pessoas carregadas de sonhos e desejos. Pessoas que, por circunstâncias da vida, não conseguiram exercer a paternidade e a maternidade. Deram lugar ao pai e à mãe.

É o momento de unir as mãos e rezar, junto com o filho, àqueles que vieram antes. Sem eles, não teria havido o filho. O amor não é subtração. Nada se cria. Nada se perde. Tudo se transforma.

 

Texto autoria de Mario Romano Maggioni: 

https://www.facebook.com/marioromano.maggioni/posts/1233971883403047?pnref=story


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.