Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tato e idade

Tato e idade
Suzana Langner
ago. 26 - 2 min de leitura
000

Todos desejam viver muitos anos, mas ninguém quer ficar velho, pois a velhice, como alguém se expressou, é um truque sujo. A resposta, neste caso, é claro que é morrer jovem - e tão tarde quanto possível. Mas esta é uma questão basicamente espiritual. Na maioria dos casos, o corpo se desgasta muito antes de estarmos prontos para deixar vago nosso lugar. Doenças e distúrbios podem aumentar, e aumentam em gravidade, a força, a energia e a mobilidade podem sofrer reduções.

O envelhecimento normalmente traz limitações devidas a problemas de saúde ou incapacitações, mas isto não elimina necessariamente a qualidade da vida, pois, embora o lugar ocupado possa deteriorar-se, o espírito florescerá, se for estimulado a fazê-lo.

Envelhecer não é ter uma doença terminal, mas é viver um patrimônio atemporal, uma rica herança. Em nossa sociedade, os idosos são considerados biodegradáveis e supérfluos, ao invés de serem respeitados pelo que realmente representam: uma elite biológica que, dotada de uma resistente sabedoria, tem muito a oferecer ao mundo.

Praticamente universal é a atitude diante do velho, visto como repositório de tradições e conhecimentos, como mantenedores dos mores. isto tem lhe dado prestigio e reverencia, raramente ignorados.

Envelhecer é um termo precário para fazer menção a amadurecer. Devemos encontrar novas definições para termos antigos que já perderam seu significado. O caminho do amadurecimento é o de preservar e desenvolver a jovialidade de espírito, que resulta na sabedoria e na genuína juventude do ancião.

A pele apresenta as mais ostensivas evidencias do envelhecimento: enruga, fica manchada, sofre mudanças na pigmentação, seca, perde a elasticidade, e assim por diante. 

Entretanto, as necessidades táteis não parecem mudar com a idade, no mínimo, aumentar.

A mais importante e negligenciada dessas necessidades é a de estimulação tátil. Precisamos apenas observar as respostas de pessoas idosas a um carinho, a um abraço, para sentir quão vitalmente necessárias essas experiências são para seu bem estar.

É especialmente com os idosos que vemos o tato em seu melhor ângulo como ato de graça espiritual e como sacramento humano contínuo.

 

Retirado do livro: 

Tocar o Significado Humano da Pele. Ashley Montagu

Tocar - O Significado Humano da Pele - Saraiva

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.