[ editar artigo]

Tem dias que estamos bem, outros nem tanto.

Tem dias que estamos bem, outros nem tanto.


Essa semana tive consulta no HC, de três em três meses eu acompanho com a oncologia. Depois de um câncer a gente nunca mais é o mesmo. Pelo menos, eu não sou!

Sempre que vou ao HC me vem um filme na cabeça. E esse filme não vem com ar de tristeza. Ele vem como grande aprendizado!

Depois da consulta eu precisei passar por vários setores até que eu fosse embora.

Ao circular pelo hospital me recordei dos dias que não pude caminhar livremente por aqueles mesmos corredores. Me recordei que por vezes a dor era tanta que me desnorteava. E ao aguardar para ser atendida, fiz amizade com uma mulher. Na aparência não parecia que tinha doença alguma e que estaria ali apenas para consulta, assim como eu.

Ao conversar por menos de 5 minutos compreendi que os meus olhos eram incapazes de perceber a dor que ela sentia. 

Ela contou que sentia muita dor nos ossos e que estava com câncer nos ossos.  Tinha uma aspecto de cansaço e dor.

Comentou que tratou câncer de mama e que estava há 5 anos bem e tomando Tamoxifeno. E que ao saber do último diagnóstico, junto com ele veio o comentário de uma médica: - Ah, mas isso é milagre! Câncer de mama sempre volta em 2 anos! 

Eu fico paralisada diante dessas coisas! Não consigo acreditar que alguns profissionais ainda continuam pensando que são Deus!

Quem somos nós para dizer que vai voltar, se vai voltar, se deveria ter voltado?? Diante da mão poderosa de Deus?

Bom, eu comentei minha indignação, mas ali já tinha dor demais para entrar muito nessa história.

Contei a ela sobre os Cuidados Paliativos e que poderiam ajudá-la. Respondeu, então, que nunca ninguém lhe falou dos Cuidados Paliativos.

Por que, ao invés de falar que o câncer demorou para voltar, a médica não disse uma coisa que pudesse ajudar a mulher? 😱😔

Quando a mulher foi chamada, percebi que ela estava caminhando com bastante dificuldade, devido às dores. 

Eu me lembrei de novo do que eu já vivi ali. E o quanto sou grata por estar bem! Por poder subir as escadas do meu prédio sem sentir dor. Por poder caminhar, sem dor, respirar e estar viva! Por estar bem! Curada! 

Só tenho motivos para celebrar!

Sou grata por ter encontrado médicos e profissionais da saúde incríveis! Que foram verdadeiros parceiros!! E continuam sendo! 🙏🏻🙏🏻

#maisempatiaporfavor

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
MILENA PATRICIA DA SILVA
MILENA PATRICIA DA SILVA Seguir

Sou mãe do pequeno Henrique, escritora professora de Direito Sistêmico, Advogada, pesquisadora, terapeuta, master e coach em PNL, doula, apaixonada pelo cuidar do ser, pelo conhecimento, pelos livros e pela vida e por chá de manjericão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você