Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

TEMAS EXISTENCIAIS

TEMAS EXISTENCIAIS
Najla Wanderley Prates
fev. 3 - 3 min de leitura
000

Sabe aquelas situações que parecem acontecer apenas com você? Aquelas situações repetitivas? Há uma sensação que o “lance” sempre será do mesmo jeito... Nada mudará. A impressão de que tudo está indo bem e de repente volta a estaca zero.

São situações cotidianas, rotineiras e simples que tiram a alegria de viver, o sorriso do dia a dia. São circunstâncias que não impedem de viver, não matam, mas atrapalham o desfrutar da vida, de ter prazer. Fica a sensação de que essa “história” sempre se repete com a pessoa.

Esse sentimento corresponde à memórias sistêmicas transgeracionais. Mesmo havendo um desejo de  buscar resolver a memória traumática, não é tão evidente a resolução e se a pessoa decidir não olhar para “isso” por meio de terapia, constelação, provavelmente “isso” não ficará pior, porque temas existenciais acontecem com todo mundo.

Contudo, quando aquela pessoa decide curar os temas existenciais através das constelações, isso se revigora porque esses temas são lições que ainda não foram assimiladas, que não se completaram, são situações que estão abertas no sistema, esperando, de forma generosa, a cura e não o deixar para lá.

Como o exemplo de uma mulher que toda época de festas natalinas ficava resfriada e não podia aproveitar com sua família aquela data tão especial. Ao constelar, compreendeu que seus antepassados poloneses passaram por muita privação de alimentos em datas festivas por conta do excesso de frio e escassez de alimentos. Assim, a mulher sentia no seu intimo uma culpa tão grande por tanto sofrimento do seu povo, porque não tinha ainda percebido, olhado, reverenciado e entendido a grandeza, a força desse povo.

Quando ocorreu a conexão com essa memória transgeracional por meio da constelação e a reconciliação com a história do seu povo, nunca mais essa mulher teve resfriado nem em época de festa e nem em outro momento, porque no seu íntimo ficava uma “mensagem” de como poderia ser feliz com tanta gente passando fome. Como poderia comemorar uma data festiva se não tinha alimento? Na verdade o sistema ainda se encontrava em trauma, não tinha elaborado esse impacto e trazia para a realidade algo do passado.

É muito importante trabalhar ao longo da vida esses temas existenciais através de terapias sistêmicas para que as próximas gerações não vivenciem essas questões de formas urgentes com sintomas mais complicados e dolorosos que possam ameaçar a existência.

 

This is my homage to Jude Hill's work-done as a challenge from Halifax Embroiderers Guild, using Jude Hill as my inspiration. Need to finish it. Just Love her work!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.