Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

TEMPO, SISTEMAS E HISTÓRIA

TEMPO, SISTEMAS E HISTÓRIA
MAICON DE FARIAS VALSECHI
nov. 19 - 2 min de leitura
000

O passado por sua essência apresenta uma qualidade complexa para alguns, que é o fato de que o mesmo não pode ser mudado, por outro lado o presente é o grande catalisador de mudanças de um passado de inquietações.

Só consegue lutar por um presente próspero e transformador aquele que honra e aceita as suas origens, e busca colocar a sua luta diária e as suas vitórias em nome daqueles que o antecederam.

Não obstante, buscar honrar a ancestralidade não se limita apenas ao próprio sistema familiar, mas é reconhecer de forma lato senso os demais sistemas nos quais estamos inclusos, quais sejam nossas cidades, estados, países e o mundo como um todo.

Por exemplo, reconhecer e honrar a história daqueles que foram mortos, excluídos  e escravizados em nome de guerras e processos colonizatórios exploratórios, injustos e brutais é um dos caminhos possíveis para a prosperidade de um coletivo de pessoas.

Esconder a história ou tentar reescrevê-la com inverdades é o mesmo que produzir uma exclusão sistêmica em proporções coletivas, sujeitando o passado a ser revivido no presente.

Assim, enquanto o olhar de reconhecimento da história como de fato foi não for ampliado e consolidado, as antigas práticas retornam ao presente em outras formas, por exemplo através do controle social, político e econômico tão presente nos dias atuais.

Desta forma, o tempo que era passageiro se torna estático, sem mudanças ou transformações, permanecendo num continuo replicar.

#mod05


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.