Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tempo de Travessia

Tempo de Travessia
Abjan Gomes/ Wallace Gomes
jun. 24 - 4 min de leitura
000

Travessia - Movimento ambíguo, passagem para  o outro lado, através de uma estrada, atravessar o caminho pelo horizonte aberto, e movimentar-se, é revelação de vida. 

Travessia é passagem, e transitar extensão que se percorre caminhando, ação ou efeito de atravessar por região para um continente, para alcance de um lugar.

É, caminhar, dando passos, um após o outro, sem hesitação, com determinação, alinhado a coragem a cada pegadas deixada para trás, é uma jornada de mudanças, e planos.

Toda mudança requer um planejamento, empenho, traçar metas, onde quero chegar, elaborar cronograma. Elaborando metas com objetividades, para uma amplitude de compreensão. Sendo preciso meta clara e passos que devem ser seguidos para atingir, ou alcance de objetivos.

Está disposto a fazer a travessia necessária, para alcançar o objetivo e traçar planos? Para alcançá-lo requer renúncia... e essa renúncia se inicia na negação de nossa vontade, do medo, sendo necessário fazer as frumentações para a jornada a percorrer.

Não se prive de refazer, ou corrigir os planos, imprevistos farão parte do caminho, esteja apto para alinhar a rota, as vezes as tempestades e o mau tempo pode levá-lo a outro lugar.  Não se apavore, quando fores levado pelas correntezas dessa travessia ou mal tempo. Reconheça esse caminho como processo de aprendizado, necessário a evolução.

E quando entramos nesse processo de travessia? Como evoluir nessa travessia?

Quando estamos sendo confrontados pelas adversidades, quando somos sufocados pelas circunstâncias diárias, que surgem em nossa jornada, quando nossas afirmações são colocadas a prova.     

Abrir passagem é o que nos pede a vida diariamente, passagem para o novo, para a descoberta, para o experimentar, e vivenciar na pele, as emoções e pulsões, que somos submetidos, e que as vezes sufocam a alma.

Aprender e manter controle sobre essas emoções no tempo de travessia, é o que estamos sendo preparados para atingir nessa terra, e isso se chama evolução humana, aprendizagem contínua.

Mas, quando vislumbramos as conquistas alheias, nunca mensuramos o quanto aquilo lhe custou na vida. Quais processos foram vividos para que esse acontecer se realizasse?

Ao vislumbre de mudança na vida de alguém, nunca paramos para refletir e mensurar, todos os passos anteriores percorridos, pelo caminho para o alcance dessa proeza. 

Nem enxergarmos o caminho trilhado, para que essa evolução tão sonhada ocorresse, há tantas lágrima no caminho. Há percursos doloridos, há cicatrizes resultantes de feridas

Enxergar isso como um processo de aprendizado, para não se frustrar, ou desistir do caminho, lembrando sempre, que a vida é uma viagem e estamos fazendo nossa jornada aqui nessa terra, nosso local de descanso e de refrigério, é o pódio que nos aguarda, onde ali sim, a vida nos coroara.

Não se permita viver a margem de si mesmo, somos o dono do fazer... fazer a diferença, estabelecer a mudança, a principio mentalmente, depois corporificando em todo nosso ser.

Como disse o poeta: 

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado parado, sempre à margem de nós mesmos. Texto: Fernando Teixeira de Andrade

Esse texto eu dedico a você Olinda Guedes, e a todos aqueles, que vem percorrendo o caminho de uma construção do seu Eu,  fazendo a diferença em sua jornada, primeiro em si mesmo, depois em todos que te cercam, e a todos aqueles que tem vivenciando esse divisor de águas em sua vida.

Essa trilha que se percorre para a escrita de  história da vida. Onde somos inundados por tantas emoções, e o amor, único sentimento que existe, pois os demais são apenas emoções. O amor nos eleva, torna o nosso ser sublime perfeito e nos torna inteiros para viver a plenitude da vida.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.