Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Terapia funciona?

Terapia funciona?
Vicente Duarte
out. 23 - 1 min de leitura
000

Condição essencial para terapia

Todos os terapeutas sabem que o primeiro passo essencial, na terapia, é o paciente assumir a responsabilidade pelos problemas da sua própria vida.

Enquanto ele/a estiver convencido de que os seus problemas são provocados por forças, ou entidades que, de alguma forma, lhe são exteriores, (mesmo trans-gera-cionais), a terapia não tem qualquer influência.

Se, afinal, os problemas estão lá fora, porque deveria ele/ela mudar a sua maneira de estar, ou de ser?

O mundo exterior  à sua pessoa (os amigos, o trabalho, o cônjuge, os antepassados) é que deve modificar-se, ou, até mesmo, ser substituído.

É por esse motivo que, por exemplo, em casos de mal estar familiar, alguns (eles ou elas) se queixam, com azedume, de que foram encarcerados numa prisão conjugal por uma esposa, ou por um marido, que mais parece um diretor/diretora prisional, bisbilhoteira e possessiva. É pois, por esse motivo, que conseguem progredir e, por vezes (muitas), mesmo depois de meses, só quando reconhecem a sua responsabilidade pela construção desse cárcere.

Perante esta regra essencial que, grande parte das vezes, não é cumprida, dificilmente qualquer forma de terapia terá êxito.

 

Vicente Duarte


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.