O módulo 6 nos possibilita interpretar situações que nos trazem sofrimento para que nos tornemos melhores.
Percebe-se que as pequenas coisas fazem a diferença, que o essencial é simples. O ser humano tem oportunidades de evolução, basta olhar com amor e sem julgamentos.
O livro “A Simetria Oculta do Amor” nos mostra o que faz o amor fluir nos relacionamentos, que as forças profundas do sistema familiar podem ser direcionadas para a cura quando membros são reconhecidos, respeitados e recolocados em seus lugares.
Observar as questões cotidianas, olhar a vida de forma sistêmica conforme a aula 4... “Liberados, somos concluídos”, porque a partir do momento que superamos e olhamos para um sintoma, podemos curá-lo, podemos nos liberar daquela carga que o sistema precisa compensar.
É uma delícia estudar os sonhos e os Contos de Fadas/Histórias Infantis. Estudar a interpretação dos sonhos de Jung. Me possibilita ter compreensão e possibilidade de realizar mudanças necessárias na vida. Na maioria dos sonhos, tudo o que precisamos está no primeiro par de frases.
Adorei a frase: “O normal é ser feliz!”
Nos contos de fadas e histórias infantis percebe-se a fantástica dimensão no que diz respeito às memórias sistêmicas limitantes e aos traumas dentro dos sistemas. Na minha infância tive as histórias/contos preferidos e lendo o livro “Ah! Que bom eu sei” me recordei da história do soldadinho de chumbo.
Quando terminava a música, na caixinha, o soldadinho se recolhia. A dinâmica que aparece e que senti, é de uma época em que o meu pai trabalhava como motorista oficial/guarda e se vestia como soldado (a farda era da mesma cor).
O meu pai ficava 10 dias em casa e 20 dias no trabalho, viajando pela região.
Então, quando o soldadinho entrava na caixa mágica, era o meu pai saindo para o trabalho de 20 dias fora de casa.
No início da juventude eu gostava muito dos Smurfs e na fase adulta de “A Bela e a Fera" por me remeter ao olhar interior, sem julgamentos, por “contemplar o belo”.
A beleza dos contos de fada mostra como o amor na família pode se desdobrar em repetições e destinos difíceis.
Na visão sistêmica os autores mostram como as histórias “mágicas” se deixam conduzir para soluções através de novas formulações e interpretações.
Ah, que bom! Agora eu sei.