Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O incompreensível e as noites escuras da alma

O incompreensível e as noites escuras da alma
ULISSÉIA SOFIA BARBOSA DIAS
nov. 23 - 2 min de leitura
000

O que são essas noites escuras?

São os sofrimentos pelos quais passamos.

“É como atravessar o deserto”. Isso é mostrado no livro de São João da Cruz, no qual a poesia traz um olhar para as trevas de forma que compreendamos a luz divina na noite escura. Nesse módulo apreendemos como os sofrimentos são oportunidades de transformação e cura em nossas vidas.

Todos nós temos noites escuras e precisamos lidar com isso pois são pessoais e intransferíveis. Como exemplo, a gagueira, cujas dinâmicas são relatadas no livro de Bert Hellinger, "O outro jeito de falar."

Nos meu sistemas, de origem e atual, existem noites escuras identificadas nas depressões, ansiedades, memórias de orfandade e exclusão. As minhas noites escuras vêm através da hipertensão e da frustração profissional, além das noites escuras que afligem o meu filho por meio de pensamentos e rituais.

Como bem trabalhado na aula 3, “toda noite escura carrega em si a luz divina”, e agora eu vejo!

A aula 4 nos mostra que a pessoa está a serviço do sistema. “A vida é um grande desafio”, e em conformidade com a aula 5, tanto a sexualidade quanto a afetividade fazem com que a vida vá adiante. Dá vida ao objeto, assim como no filme Náufrago, que nos mostra como a arte cura a vida e as relações.

Encerrando o módulo de forma brilhante, pode-se compreender sobre a boa e má culpa. Sou grata por todo esse aprendizado que me é possível em tempos tão difíceis.

“As grandes palavras surgem do silêncio!”


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.