Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

UCEM - LIÇÃO 9

UCEM - LIÇÃO 9
Tom Cau
jan. 9 - 2 min de leitura
000

Eu não vejo nada tal como é agora.

1. Essa ideia, obviamente, decorre das duas precedentes. Mas embora possas ser capaz de aceitá-la intelectualmente, é pouco provável que signifique alguma coisa para ti por enquanto. Contudo, a compreensão não é necessária nesse ponto. De fato, o reconhecimento de que não compreendes é um pré-requisito para desfazer as tuas falsas ideias. Estes exercícios concernem à prática, não à compreensão. Não precisas praticar aquilo que já compreendes. Ter como objetivo a compreensão e assumir que já a tens seria, de fato, andar em círculos.

2. É difícil para a mente não treinada acreditar que aquilo que ela parece retratar não existe. Essa ideia pode ser bastante perturbadora e pode encontrar uma resistência ativa sob inúmeras formas. Mas isso não impede a sua aplicação. Nada mais do que isso é requerido para estes exercícios ou quaisquer outros. Cada pequeno passo esclarecerá um pouco da escuridão, e a compreensão finalmente virá para iluminar cada canto da mente que tenha sido esvaziado dos entulhos que o obscurecem.

3. Estes exercícios, para os quais bastam três ou quatro períodos de prática, envolvem olhar à tua volta e aplicar a ideia para o dia a qualquer coisa que vês, lembrando-te da necessidade de uma aplicação indiscriminada e da regra essencial de nada excluir. Por exemplo:

Eu não vejo esta máquina de escrever tal como é agora. 
Eu não vejo este telefone tal como é agora. 
Eu não vejo este braço tal como é agora.

4. Começa com as coisas mais próximas de ti e depois estende o teu âmbito para fora:

Eu não vejo aquele cabide de casacos tal como é agora.
Eu não vejo aquela porta tal como é agora. 
Eu não vejo aquele rosto tal como é agora.

5. Enfatiza-se mais uma vez que, embora não devas tentar a inclusão completa, tens que evitar qualquer exclusão específica. Certifica-te de estar sendo honesto contigo mesmo ao fazer essa distinção. Podes ser tentado a obscurecê-la.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.