Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Um Espaço de SER

Um Espaço de SER
Fabiane Alonso Sakai
set. 18 - 2 min de leitura
000

Um Espaço de Ser

Eu sempre digo que fazer terapia é um ato de coragem. Coragem de olhar para si mesmo, de olhar suas dores, de abrir sua caixa de pandora. Coragem no sentido de agir com o coração. Outra coisa que sempre digo para meus clientes é para largarem seus chicotinhos e ajudo a desenvolverem empatia por si mesmos, compaixão, validando suas dores e sofrimentos, meio que protegendo o cliente dele mesmo, pois a terapia não é para gerar problema e sim solução.

E acreditem o espaço terapêutico em si contribui neste processo, por isso busquei criar um espaço com arte, acolhedor, aconchegante e confortável, que lembre casa de vó! Sim, com cortina de crochê feita pela minha avó e almofadas de tapeçaria feitas pela minha mãe, mas além de acolhedor ele também precisa ser um espaço onde a pessoa se sinta segura, um espaço de proteção onde possa se expressar e assim este espaço por si é curativo (suas cores,  cheiros, o chazinho).

Este espaço é um lugar de escuta, onde a pessoa escuta a si própria, de forma sigilosa, respeitosa e compassiva e tem a oportunidade de ir mudando, transformando seus pensamentos e sentimentos, reorganizando-se.

A escuta terapêutica é fundamental ao processo terapêutico, as pessoas se sentem vistas quando são escutadas, validadas. Este ouvir com atenção plena, em estado de presença amorosa, onde se acolhe tudo sem julgamento como um vaso, um cesto. Ao mesmo tempo é uma escuta totalmente ativa, percebendo as suas queixas, as suas dores, os seus desafios, o que precisa superar, qual objetivo quer atingir, aonde quer chegar. Estando ali disponível para servir 100% do meu tempo e ajudar intervindo para que atinja o estado desejado.

Tudo precisa de cuidado, de organização e de ordem quando pensamos quando pensamos em vínculo sistêmico.

Desde a recepção do meu cliente busco acolhê-lo de forma empática para que este seja um momento de encontro onde nos vinculamos e nos relacionamos de ser humano para ser humano. Caminhamos juntos, lado a lado, nos despedimos, mas seguimos juntos no coração, na intenção seguimos com nossos clientes.

Ser terapeuta é Ser um guardião de vidas. E assim eu sigo a disposição de coração para “Cuidar do Ser”.

 

Fabiane Alonso Sakai

@_musicoteapeutafabiasakai

musicane@uol.com.br


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.