Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Visão Sistêmica Empresarial

Visão Sistêmica Empresarial
Jefferson Luiz Barbosa
set. 19 - 3 min de leitura
000

Visão Sistêmica Empresarial

Sempre fui empreendedor desde minha infância. Criei a empresa BPNC Consultoria Tecnologia da Informação e desenvolvimento de sistemas (softwares), com produtos de software como o ATEF (compliance fiscal digital dos Sped’s), focada em gestão empresarial, econômica, financeira e tributária. Com o objetivo de auxiliar as empresas a enfrentarem o cipoal de regras empresariais, econômicas, financeiras e tributarias brasileiras.

Com os estudos sistêmicos adquiridos, olhei, para meus antepassados, e de certa forma, Eu e a Empresa, estamos seguindo-os. Fui ajustando meu sistema pessoal e da empresa (sem saber diretamente anteriormente) no decorrer do tempo. Grande parte destes antepassados foram empreendedores, no Brasil e na Europa. Cada qual a sua maneira. Buscando sua independência e benefícios à família e à sociedade de seu entorno. Onde o alicerce é a família de toda a sociedade, país e nação.

Olhando para minha empresa com visão sistêmica, observei que de certa forma, os funcionários que vieram a integra-la desde o início, eram e/ou são pessoas que precisam ou precisavam de apoio e orientação mais do que a empresa em si. Isso gerou dúvidas na aplicação sistêmica na gestão da empresa. Sendo questionado muitas vezes por decisões tomadas, pela família, por sócios, por funcionários, por amigos e parentes.

Mas buscar fazer o certo e ser transparente, tem seus custos. Mas penso que a médio e longo prazo o caminho está correto.

Ser empresário no Brasil é uma aventura, em função das regulamentações empresariais, financeiras, jurídicas, tributarias, dentre tantas outras, que tornam a função empreendedor uma aventura.

Gerir uma empresa com visão sistêmica é um desafio, para fazer a coisa certa sempre, e, olhando com visão sistêmica: a família, amigos, parentes, funcionários, governo, meio ambiente, bancos, fornecedores, clientes e demais atores envolvidos, é um desafio, para não deixar ninguém para trás. Visto que todos estes atores, em grande parte não tem a visão sistêmica que está sendo aplicada. E cada personagem, pensa em seu interesse próprio ou conforme o ditado popular, cada um no seu quadrado, em detrimento ao próximo e/ou seu entorno.

Se me perguntarem hoje, a visão sistêmica empresarial é correta! Penso que sim, mas o tempo de aplicação é longo, e você deve estar disposto a “pagar” por este tempo. Como diz o ditado “o importante não é a chegada, e sim, o caminho percorrido. Aproveite a caminhada como aprendizagem”.

Estamos aqui para compartilhar, fornecer consultoria e trocar estas experiências. E juntos prover o crescimento mútuo, da família, dos atores e de nossos negócios.

 

Nosso site: www.bpnc.com.br

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.