Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

VIVÊNCIA NA CONDUÇÃO DA CONSTELAÇÃO DE 11/06/2021

VIVÊNCIA NA CONDUÇÃO DA CONSTELAÇÃO  DE 11/06/2021
Márcia Regina Valderamos
jun. 14 - 8 min de leitura
0120

Esse foi um dos momentos de mais aprendizado e encantamento com o ser humano em toda a minha vida!

Tudo muito novo para mim e, como quando embarcamos em uma viagem ao desconhecido, eu estava confiante, tranquila, porém, como não podia deixar de ser, consciente da responsabilidade desse estar a serviço de algo tão grande, tão imenso e tão sagrado.

Com a Supervisão, com a Mentoria da Mestra Olinda, essa constelação foi o que ela denomina de “Constelação Épica”, onde lidamos com temas de vida e morte, temas desafiantes, de grande sofrimento humano, de torturas atrozes, perdas irreparáveis, não nascidos, não sobreviventes, excluídos, esquecidos, perdidos, vítimas e perpetradores e toda a dor mais profunda entre os humanos.

Claro que por ser uma simples aprendiz, uma discípula da Mestra Olinda Guedes, que foi quem criou, formatou e elaborou essa metodologia dentro dos trabalhos das Constelações Sistêmicas, eu não tinha a certeza de que havia me preparado o suficiente para tão sagrada missão, mas também a honra de ter recebido dela essa incumbência me deu a oportunidade de sentir e vivenciar meu potencial, que ela valida e torna dignificante.

A cliente, nossa colega de curso que não identifiquei nem vou identificar em respeito a todo o seu sistema e a ela particularmente, não pôde comparecer. O Campo informa todo o tempo. Fatos preponderantes, extremamente justos e significativos fizeram com que fosse assim e está tudo certo como está. Sempre digo SIM e agradeço.

Ao comunicar o fato à Mestra e questionar sobre o que fazer, ela me orientou que colocasse o tema mesmo sem a presença física da cliente e que, como já aprendemos com suas aulas sobre Constelações Épicas no curso Master da Escola Real, o foco fosse totalmente voltado para a solução do sofrimento, para o apontar saídas, ressignificações do que havia sido colocado de tema, que houvesse, inicialmente, somente dois representantes, um para o EU e outro para o Sintoma, que eu senti na hora de colocar no plural, e que eu fosse atendendo ao que o Campo, os representantes trouxessem.

Ao iniciar a constelação, após um exercício de estado de presença maravilhoso guiado por nossa Mestra Sizumi, também sob orientação do Campo tenho certeza, estávamos todos tão conectados uns com os outros, com o Campo, e o estado de presença de cada um era tal que percebi não ter sido de difícil compreensão as explicações que dei sobre o não fazermos naquela noite como sempre fazemos nas vivências com Constelações, de não termos o cliente presente fisicamente, de não ser falado sobre o tema e nem tão pouco termos informações sobre os antepassados, sobre a história da cliente e dos seus.

Tudo foi plenamente acolhido amorosamente e, sem hesitar, os representantes logo se manifestaram assim que solicitei.

O que aconteceu durante a Constelação foi Divino! Não me recordo de detalhes, pois parece que entrei em transe. Sempre peço Orientação do Espirito Santo de Deus, em Quem tanto confio e que Jesus Cristo Esteja a frente de tudo o que eu fizer.

Foi mágico, curativo e surpreendente!

De tanta dor, de tanto sofrimento, o amor foi surgindo, como que uma flor a desabrochar em meio a espinhos e ervas daninhas! Eu não tenho palavras para descrever o que aconteceu ali.

Tecnicamente, percebi que se fosse para agir com o meu ego eu jamais falaria como me lembro ter falado em alguns momentos cruciais. Mas, fui tomada de uma coragem que não me é costumeira e só tinha em mente a cura da cliente e de todos os seus, do seu sistema e fiquei com o sentimento de que fiz e falei como deveria ter feito. Respeitei e ouvi o Campo. Coloquei em prática a métrica ensinada pela Mestra e segui as Leis sistêmicas e os movimentos que curam. Tudo o mais se fez dentro do essencial, do necessário.

Percebi que além de mim, todos os representantes também foram tomados por essa egregora de amor e poder de restauração.

Quando tudo parecia já em paz e sereno, resolvido, eis que surge do outro lado do mundo, do Japão, uma representante das Saudades da Pátria Mãe! Era o que faltava para todos os antepassados, todos da família e todos nós por reverberação, nos completarmos, curarmos muito em nós!

A força do Japão, a força de sua filha, que nasceu no Brasil e lá está saudosa, com a dor de se sentir estranha lá, assim como quando está cá, por ter traços característicos daquele povo valoroso, nos remeteu a tudo o que está em nossas entranhas, nas nossas memórias epigenéticas, em cada célula do nosso corpo:

“O tanto de resiliência que nossos bravos guerreiros e guerreiras tiveram e nos deixaram de herança.”

E nesse momento chega a representante da inclusão, mais um elo importantissimo nessa corrente que refaz, que une, e ela traz a informação:

“O amor está em pequenos gestos diários, como uma mãe descascando uma laranja na hora da refeição para seus filhos e marido e não somente em grandes expressões verbais, gestuais, expressões grandiosas.”

Aqui senti a presença forte, vigorosa, feliz, realizada de todos os povos que constituem o nosso Planeta, que fazem esse mundo, que formam nosso Brasil e, em especial, de todos os povos que constituem nossa amada cliente que tão gentilmente nos deu a oportunidade de participarmos do que são, na prática as Constelações Épicas, criação da nossa amada Mestra, inspirada pelo Campo que é Soberano e tudo sabe.

Eu me senti como um cirurgião que estivesse atendendo uma emergência de feridos de guerra ou de, por exemplo, de uma apêndice soporada. Casos de vida e morte, onde a escolha tem que sempre ser uma única: Salvar o ser, salvar os seres. Salvar ou salvar.

O anjo Susy Guedes entrou e verbalizou o essencial: a união mesmo que em distantes físicas monumentais como entre o Japão e o Brasil; Que o amor refaz, reaproxima e pode também tornar os pais que não puderam ser pais pode ressignificar a dor e trazer alegria de crianças felizes, vida.

E eu acrescento que o sangue que aparece na dor dos ferimentos mortais de corpo e de alma, também representa o fluir da vida, o amor em movimento.

E como conduzir tudo isso, tão grandioso, sendo eu somente outro ser ferido, muito ferido e tão despreparada?

Confiando no Campo, estando como a Mestra ensina, sempre limpa, limpa de julgamentos, de vitimização, de expectativas, sendo um canal limpo, confiante, por onde passem as informações enviadas pelo Campo e que, devido a total entrega ao estado de presença, torna possível a leitura e comunicação dessas mensagens, que é o trabalho do ajudante nas Constelações.

Ainda não consigo traduzir tecnicamente o que se passou, mas o que senti eu sei: estou aliviada. Com o sentimento de dever cumprido e muito feliz e realizada.

Gratidão as amadas cliente e ao seu sistema, Mestra Olinda, Escola Real e ao meu amado grupo de colegas de estudo.

Penso e acredito que o amor que une a todos nós fará muito por esse nosso mundo, eu tenho certeza disso. Afinal, reverberamos saúde, prosperidade e felicidade.

Deus quer que todos nós, seus filhos, sejamos felizes.

Toda a Honra a Cliente e ao seu sistema.


Denunciar publicação
    0120

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.