[ editar artigo]

1º DE MAIO DE 2021

1º DE MAIO DE 2021

A aula do dia 1º de maio de 2021, ministrada pela professora Olinda, traz uma abordagem sistêmica à atenção dada por cada um de nós a profissão que escolhemos e como o terapeuta pode auxiliar seu cliente na escolha do seu ofício e no desenvolvimento da sua vida profissional.

Aula linda! Constelatória do início ao fim.

As aulas na Escola Real, por meio da metodologia da Mestre Olinda Guedes, sempre iniciam nos fazendo um convite a desenvolvermos o nosso estado de presença. Para isso utiliza-se vários recursos que, mesmo sendo virtuais, são extremamente envolventes e sensoriais como música, oração e meditação guiada.

Hoje, para mim, teve mais um elemento sensorial. Vou contar para vocês.

Sou veterinária de formação, amo e honro muito a minha profissão. Tenho muito orgulho da linda história profissional que construí, reconheço cada batalha e celebro com gratidão todas as vitórias obtidas.

O tempo passa, a idade chega e vem um desejo de diminuir as minhas atividades na veterinária, fazer outras coisas, deixar a nova geração tocar a empresa, obter outros saberes e estudar outros temas.

Neste impulso, encontro o conhecimento sistêmico da Escola Real e me encanto! Contudo, mesmo encantada com todo este mundo novo, eu não enxergava como conciliar estes dois caminhos.

Hoje, exatamente nesta aula sobre profissão, me senti validada por meu cachorro Beethoven, um labrador caramelo, lindo e livre que não gosta de ficar dentro de casa. Foi incrível!

Quando a professora Olinda iniciou a fala sobre profissão, ele começou a latir de forma insistente. No primeiro momento, eu dei uma bronca pedindo para fazer silêncio e nada! Continuava latindo no portão da varanda para entrar em casa.

Depois de muita insistência e barulho (que me atrapalhava a ouvir as palavras da mestra) eu resolvi deixa-lo entrar. Veio diretamente para o meu colo, se jogou em cima de mim com lambidas e mordidinhas, depois deixou-se sobre os meus pés e ficou roncando calmamente até o final da aula.

Me senti completa e feliz, certamente constelei neste momento e percebi que estava sendo validada por meu amigo fiel na minha busca por este caminho de aprendizado sistêmico. Naquele momento senti que estou na direção certa, mesmo não sabendo como ocorrerá essa conexão entre as duas profissões: Veterinária e terapeuta sistêmica.

Muita GRATIDÃO Beethoven! Tenho certeza que com seu aval tudo dará certo.

Fim da aula e tarefa para realizar (que metodologia maravilhosa essa da Escola Real!).

Fomos instigados a fazer um exercício constelatório. Deveríamos colocar a nossa profissão no centro, ao redor dela todos os antepassados e perguntar: O que da profissão que vocês tiveram fortalece a minha profissão de agora?

Eu fiz. Logo após o almoço em família, relaxada e com desejo de realizar a tarefa da aula, coloquei a música de Beethoven - Sonata ao Luar. Fechei os olhos, visualizei um círculo. onde eu e minha profissão estávamos de mãos dadas envolvidos pelos meus pais, meus avós paternos e maternos, atrás deles (também em círculo) meus bisavós, meus trisavós.

 Fiquei quietinha ali, aconchegada, sentindo meu coração bater compassado e venho-me o termo: MUNDO SISTÊMICO.

Sorrir e pensei: Se eu trabalho num MUNDO VET como veterinária, poderei sim conciliar com a terapia sistêmica onde proporcionarei UM CUIDADO COM TODOS OS SERES.

Como vai acontecer? Ainda não sei. MAS, COM CERTEZA, ACONTECERÁ!

Hoje, 1º de maio de 2021, pulsa em meu peito a gratidão pelas novas trilhas que virão.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você