Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

A ARTE DA GUERRA

A ARTE DA GUERRA
Eliane Jaqueline Doncato
mar. 14 - 5 min de leitura
000

Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general que possui três grandes qualidades: o segredo, a dissimulação e a surpresa.

O terapeuta também precisa disso para exercer sua função, ou seja, deixar seu cliente seguro de que seus problemas não serão expostos e tudo o que ele relatar ficará entre o paciente e o terapeuta.

A dissimulação, não no sentido literal da palavra, mas sim o terapeuta saber agir de forma que o paciente não adivinhe sua intenção o que dificultaria o processo de cura.

A surpresa leva o cliente a fazer movimentos inusitados que vão agir diretamente na sua cura, não dando oportunidade para que o cliente fuja do problema e saia pela tangente.

O livro está dividido em treze capítulos onde cada um mostra diferentes tipos de estratégias e situações de combate.

Na guerra existem cinco fatores que seriam essenciais para o ataque e o convívio entre as tropas do exército e comandante. O primeiro seria a influência moral havendo harmonia entre povo e seus líderes. O papel do terapeuta aqui é ter conduta firme e ilibada.

O segundo é o tempo, dependendo do tema a ser trabalhado, pode-se usar terapias de solução quase que imediata. Temas mais complexos exigem mais tempo, ou seja, um número maior de sessões.

Terceiro, o terreno que pode ser de fácil acesso como bem dificultoso. O terapeuta deve servir-se de toda sua empatia, a fim de conquistar a confiança do cliente e tornar mais fácil para  seu o processo de entrega de confiança em abrir seus medos, suas angústias e seus traumas. Sentir-se bem ao falar.

Quarto. o comando que é influenciado pela qualidade do general, um bom terapeuta, um terapeuta habilidoso e bem preparado consegue conduzir o cliente e fazê-lo compreender as lealdades e os emaranhamentos que o impedem de viver sua vida de forma plena.

Em quinto, a disciplina que é o respeito entre as hierarquias. O terapeuta deve ser disciplinado o suficiente para respeitar o cliente e deixá-lo ciente de que a relação é terapeuta e cliente.

 O general que obter estes cinco fatores pode contar-se vitorioso, além disso, também deve criar situações para realizações de seus planos onde ele terá o comando e o equilíbrio do grupo. O terapeuta que conseguir isso com seu paciente será vitorioso, no sentido, de ter ajudado seu paciente no processo de cura.

O ideal é conhecer o inimigo, mas acima de tudo a si mesmo, pois conhecendo a si mesmo e não o inimigo, também há chances de vitórias.

Um general habilidoso respeita os ensinamentos e adota o comando e a disciplina de forma total, da mesma forma um terapeuta habilidoso consegue vencer a resistência do paciente em seu processo de cura.

De acordo com sua natureza, o terreno pode ser classificado como acessível, indeciso, estreito, íngreme e distante. A adaptação ao terreno é o principal aliado do exército na batalha onde são valores do general considerar a situação do inimigo e o grau de dificuldade do terreno, como controlar a vitória.

Conhecendo o inimigo como conhece a si mesmo, a vitória nunca estará em perigo. Conheça o terreno e o clima assim a vitória será total. Dependendo do território, escolha qual ação irá tomar para enfrentar o inimigo, pois uma ação errada poderá acarretar a derrota, sendo que o general é o principal papel para a escolha destas ações.

Da mesma forma o terapeuta conseguirá ajudar seu paciente a obter cura de seus problemas, ajudando-o a enfrentar os problemas da vida cotidiana, além de ajudá-lo a curar coisas que nem sabe de onde vem, mas há relação proveniente  de memórias transgeracionais.

O general só deve agir se determinada causa for de interesse do estado e não lute se não estiver de fato em perigo. Um soberano não tem o direito de arriscar o exército por estar enfurecido com algo, o exército deve ser preservado. Deve ser justo e delicado para obter a verdade de seu agente secreto sobre a investigação de possíveis investidas dos inimigos.

O terapeuta mexe com a vida e o sentimento das pessoas, por esse motivo deve ter muito respeito, amor e compreensão. Deve também avaliar a situação de forma coerente.

Isso levado para o cotidiano, quer dizer que se conhecendo e conhecendo o máximo que está em nossa volta, será mais fácil de encarar os ataques e as surpresas indesejadas fazendo com que o inimigo caia nas armadilhas que as esperam, para isso é muito importante o conhecimento e também o controle que ajuda muito nas batalhas.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.