[ editar artigo]

A CONSTELAÇÃO COMO FORMA DE AMOR

A CONSTELAÇÃO COMO FORMA DE AMOR

O módulo nove da Formação Real mexeu comigo em diversos sentidos, por entrar em contato com a constelação em si, perceber que mesmo on-line, ela acontece de forma real, entrar em contato com as histórias de outras pessoas e que nos são tão similares e pessoais, fazendo com que fichas caiam em relação a nós mesmos e nossos antepassados.

As meditações iniciais, que nos fazem ancorar e sentir a presença dos antepassados, sabendo que não estamos sozinhos, que temos uma bagagem anterior e que só estamos aqui por conta de toda essa história, sabendo que carregamos essa história.

A frase sistêmica “estou aqui” após realizar a meditação, me fez sentir presença, estar no campo, estar em contato comigo e com toda minha história e não só as dos meus trinta e cinco anos, mas sim de todas as pessoas que integram meu sistema familiar.

Assistir as constelações de outras pessoas me fez sentir próximas a elas, sentir empatia, carinho, amor. Fez-me perceber que aquelas histórias poderiam ser minhas e aqueles sofrimentos se assemelhavam em muitas vezes ao que meu próprio sistema já passou e sofreu.

Olinda em seu método diz que constelar é ajudar alguém a encontrar solução. Isso me remeteu a minha própria escolha profissional como psicóloga, onde meu maior motivador era poder com minha profissão, ajudar outras pessoas, caminhar com elas pra compreender e melhorar suas relações e suas próprias vidas.

O ajudar sem julgamento, entender aquela pessoa em seus dramas, dificuldades, atitudes e qualidades.

Por fim, queria terminar com a frase que mais me tocou deste módulo e que resume a profissão e atividade do terapeuta e constelador, além de nós, como pessoas que buscamos o autoconhecimento e queremos o nosso melhor, “Existe uma fome que todos nós temos que é a de sermos amados mesmo assim”, não saberei citar a autora, mas é a representação do amor maduro e de poder olhar a si e ao outro como ele é.

Constelações Sistêmicas

TAGS

mod9

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você