[ editar artigo]

A CURA DO FEMININO E MASCULINO

A CURA DO FEMININO E MASCULINO

Para entender a essência da energia Feminina e Masculina, é preciso pensar nas duas formas de uma energia psíquica o que é bem diferente de pensar em sexualidade ou gênero.

Podemos citar simples exemplos da dualidade da natureza e sua complementaridade essencial entre o feminino e masculino: O dia e a noite, a luz e a sombra, o calor e o frio, a chuva e o sol…

Isto significa que podemos e devemos pensar num contexto de feminilidade e masculinidade, independentes e complementares, como forças integrativas do ser humano. 

Isto me faz lembrar de um dos textos de Bert Hellinger no livro a cura:

Está escrito na Bíblia: “Deus criou o homem à sua imagem”. Em seguida vem um trecho inquietador, algo como: “Ele o criou como homem e mulher”. Assim, para Deus, se é que posso dizer algo assim, os hemisférios do cérebro não eram separados.

Para nós eles são separados. Percebemos, ao contrário de Deus, o homem e a mulher como separados. Porém, o homem sozinho não é a imagem de Deus e a mulher sozinha não é a imagem de Deus. Apenas juntos correspondem à imagem de Deus.

O homem sozinho é incompleto. Apenas com a mulher ele se torna pleno. Todavia, ele faz distinções entre si mesmo e a mulher. O mesmo vale para a mulher.

O ser só se torna ser quando consegue unir o masculino e o feminino em si, em todos os aspectos.

Existem várias distinções que, embora não percebamos, são uma derivação da distinção entre o homem e a mulher. Por exemplo a distinção entre corpo e espírito. Ao invés de mulher, dizemos corpo, ao invés de homem, dizemos espírito.

Nesse sentido, o caminho espiritual com a sua rejeição ao corpo é, sob vários aspectos, a negação da mulher. Por esse motivo, existem vários caminhos espirituais que são nocivos ao corpo. Eles anulam a unidade entre homem e mulher, dando prioridade a um em relação ao outro.

O mesmo ocorre com os hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Um é masculino e o outro é feminino.

Assim, desta forma é necessário primeiramente curar o feminino em nós para curarmos o masculino. A energia feminina é fundamental para o resgate masculino, pois naturalmente se equilibra quando um homem cura o feminino dentro de si! Exatamente por esse motivo  muitas religiões pede que a mãe interceda, a mãe tenha piedade, que a mãe ampare nos momentos de noites escuras, afinal o que é o princípio feminino senão o próprio amor e o acolhimento?

Assim, podemos pensar que o feminino é o Amor, o acolhimento, o colo, a ternura… enquanto o masculino é a segurança, a força do guerreiro, empoderamento, foco, materialização… 

Exemplos de cura do feminino: a cura do feminino está na arte, nas danças, nas pinturas, nos vestidos, no crochê, nas meditações e tantos outros

Exemplos da cura do masculino: a cura dos masculino está na força do guerreiro, fazer artes marciais, acender fogueira, usar chapéus e tantos outros… 

Assim compreendemos que todo ser humano possui dentro de si a energia do masculino e feminino (do pai e da mãe) e então nem mulheres nem homens são superiores uns  aos outros. 

Se entendermos essas energias na natureza e incluímos elas em nossa vida vamos conseguir sair dos rótulos e permitir que essas energias fluam dentro de nós, garantindo uma vida mais próspera, feliz e saudável. E assim, estaremos honrando tanto o masculino quanto o feminino e por si só a vida compreendendo  que tudo já é sagrado por si só!

#master

#feminino

#masculino

#cura

#conclusaodemodulo

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você