Nesta aula aprendi e muitos conhecimentos foram agregados.
Um professora de Olinda, o psicólogo Dankai (judeu) ensinou que as máquinas também possuem inteligência, assim como tudo no campo. As máquinas também informam.
Então, na época, pediu aos alunos que lembrassem de máquinas que foram fundamentais para nossas famílias, máquinas rudimentares ou muito mais elaboradas.
Pensar nessas máquinas traz uma memória personalizada a cada um. Ela trouxe uma máquina rudimentar: o pilão e teve a sensação do ventre da mãe que trazia a vida para todos. Na sequência, em ressonância com os colegas trouxeram os navios, e todos experimentaram uma sensação de profunda solidão, melancolia e serem invisíveis. De simplesmente, serem “deixados para trás” junto com ou outros que ficaram.
Então, Dankoi disse que as máquinas têm memórias e contracenam com nossas emoções, elas respondem as nossas emoções. Assim como os animais, as plantas e os minerais, máquinas também tem vida, também possuem inteligência. Uma máquina traz consigo a sua história e as memórias de quem contracenou com ela. Por exemplo, uma pessoa vende um equipamento e se essa venda representou para o proprietário um grande sofrimento, uma pechincha, um dinheiro que usou para resolver um problema financeiro ou por conta de ser o último equipamento que usou para se desvincular de um trabalho.
Essa máquina vai carregar essas energias.
Dankoi mencionou o trabalho de Rupert Sheldrake, os sete experimentos que podem mudar o mundo e acerca de pesquisas feitas sobre a oração que antecedem cirurgias difíceis. Também lembrou de quando deixamos documentos para entregar de última hora, a máquina responde a nossa angústia, parando. Porque além do aparente, alguém que deixa para última hora uma tarefa, realmente está em dissonância com o momento, está parado.
Descreveu, ainda, acerca de seu trabalho de pesquisa com a população carcerária de um presídio americano onde cumpriam prisão perpétua. Relatou sobre as constelações facilitadas e o quanto aqueles prisioneiros se tornaram livres dentro da prisão. Naquele pequeno campo, a população em sua maioria era negra, reexperimentava a condição de captura e da tortura de seus antepassados e após as intervenções aqueles prisioneiros se tornavam livres naquele território, serenos, pacíficos e felizes.
Tudo que uma pessoa recebe, inclusive, uma carta, pode nos passar a energia negativa vinda de quem entregou o objeto. Talvez do entregador, do porteiro. O campo informa o tempo todo. Até aquela roupa que você empresta, pode retornar com a energia desequilibrada de quem usou.
Assim, se percebe que a abordagem sistêmica é um estilo de vida, algo que nos orienta o tempo todo. Podemos ter atitudes constelatórias o tempo todo, na gratidão e na concordância. São atitudes que dissipam todos os males, a escuridão.
Destaque-se nessa aula, o significado das cores dos bonecos no método de constelação na água Olinda Guedes.
BRANCO
O branco traz a informação da transcendência, da pureza, da inocência, do tempo quântico, do tempo circular.
Quando o branco representa o cliente. Quando o cliente é representando pela cor branca é importante o facilitador observar o que ainda está a espera, o que ainda não se tornou concreto na vida do cliente. Por exemplo, uma pessoa que tem mais de trinta anos e ainda tem dúvidas se vai ou não ter filhos.
Um cliente representado pelo branco, traz a informação do campo de que tem aspectos de que precisam ser acessados, que o cliente precisa perder alguma inocência para que a sua missão se cumpra. Existem alguns outros sinais que é: Tenha coragem de ser humano!
Torne-se humano!
Florais de Bach: Chestnut Bud, Elm, Pine, Larch
PRETO
O preto representa um campo imenso de possibilidades. Com muito esforço, com muita energia da matéria. A gente poderia dizer, alguém que escolhe um bonequinho da cor preta para representá-lo, é uma pessoa que carrega uma energia de muita determinação, de muita disposição.
Com uma leitura dentro dos florais de Bach, é uma pessoa que tem a energia OAK, é um pé de boi. Não nega serviço. Você pode falar para ela, faz isso, ela faz.Ainda faz um tanto mais. São pessoas extremamente realizadoras, estão sempre ajudando a família, ajudando os outros.
A cor preta informa que a pessoa é altruísta, mas não sabe. Tem conhecimento do que todo mundo prefere ao entorno dela, e até pode saber o que mais gosta, mas, por exemplo, pode ficar muito tempo sem ir ao restaurante predileto, porque sempre cede prioriza o outros.
Quando a cor preta é escolhida, significa também, que aquele indivíduo traz a representação de pessoas excluídas dentro dos seus sistemas. De pessoas que não foram vistas, de pessoas que não foram incluídas, de pessoas que ainda não tem um lugar, por exemplo, um avô que não foi valorizado, um irmão que não recebeu nenhum nome, um lugar, que nem é considerado parte integrante da família.
Então quando um cliente escolhe um elemento da cor preta, para representá-lo, ele também está dizendo para nós, eu carrego muito para o meu sistema. Talvez algumas tarefas mais difíceis.
Florais de Bach: Oak, Elm, Centaury, Water Violet
VERMELHO
Na gramática das cores, o vermelho representa a energia da vida, a energia da luta, da ação, da reação, da vontade de viver, da disposição para o afeto, da disposição para o prazer, para a alegria, do movimento.
O cliente representado pelo vermelho, está em sintonia com a vida, quer estar na vida, quer fazer a diferença, tem sede de realizar a sua missão, de realizar a sua obra. Também indica que o cliente representado por esta cor, muitas e muitas vezes experimenta solidão.
Florais de Bach: Chicory + Holly + Rock Water + Mustard
AZUL
O azul representa uma disposição que o cliente trás de pacificar, são pessoas que tem muita facilidade de servir, que fazem de tudo para que haja paz, elas carregam sempre uma mensagem de altruísmo, de compaixão, de empatia. São pessoas que sempre tem um sorriso, mesmo que o seu coração esteja triste. Contudo muitas vezes não são vistos, porque carregam a dor dos excluídos. As obras não vistas do seu sistema.
Quando estas pessoas constelam, frequentemente percebem dons, e ao manifestarem esses dons, curam a invisibilidade. Por exemplo ao constelar, ouvem isso do Constelador, então essa pessoa se lembra de um antepassado indígena e essa pessoa diz:
-Ah! Por isso que eu sempre quis fazer um curso medicina natural, aromoterapia, fitoterapia e tal, que sempre quis aprender isso aquilo outro, porque tem a ver com os seus antepassados, com o dom, com o talento.
Então, o indivíduo faz esse ou aquele curso, e além de deixar de ser invisível, resolve o tema da sua constelação. Resolve o seu tema prosperidade, dinheiro, além das questões conectadas ao seu talento.
Florais de Bach: Agrimony + Red Chestnut + Holly + Wild Oat
AMARELO
Pessoas que escolhem o amarelo, são aquelas que carregam a missão de chamar o seu sistema para o uso da razão, do bom senso, da lógica. Elas estão sempre mediando, profundamente envolvidas pelas questões humanitárias. São pessoas com uma habilidade telepática natural, de compaixão e de empatia natural.
São capazes de perceber o que nunca foi dito para ninguém. É natural pessoas se abrirem com elas para pensarem soluções práticas. São pessoas pés no chão. Por perceberem tanto a realidade do sofrimento humano é comum sentirem dores nos ombros, no peito, no estômago e nas pernas.
Florais de Bach: Crab Apple + Beech + Olive + Elm
VERDE
A cor verde representa a energia da transformação. Quando o cliente escolhe o verde ou ele já sabe qual é sua missão ou está a um passo de saber. São pessoas que vêm para curar. Dentro da profissão, elas curam. Tudo que elas tocam, curam. Pode ser um engenheiro a um poeta.
Na gramática das constelações a cor verde representa aquele que consegue trazer esperança por onde passa. Contudo é muito comum a exaustão. É comum perceber as energias dos ambientes, as energias coletivas, ficar cansado e ter dores de cabeça. É comum também ter a sensação de não saber o que fazer, porque são pessoas que trazem o dom de perceber as feridas do mundo.
São terapeutas naturalmente, nascem com o dom de perceber o sofrimento e ter empatia. Aprendem com bastante facilidade ferramentas de cura.
Florais de Bach: Star of Bethlehem + Impatiens + Hornbean + Holly