[ editar artigo]

A ESCOLHA DE SER TERAPEUTA SISTÊMICO

A ESCOLHA DE SER TERAPEUTA SISTÊMICO

Ao realizar as tarefas, na conclusão de cada módulo, eu sempre procuro usar palavras que façam sentido para mim, que toquem o meu coração. E ser terapeuta é uma benção, é a escolha de cuidar do ser, acolher e muitas vezes mostrar a direção.

Porém, para ajudar alguém, é preciso estar bem. Somente assim, conseguiremos realizar um bom trabalho junto ao cliente.

E o que vem reforçar esses princípios são as ordens da ajuda. Sendo elas: ajudar sem tomar para si; Tomar a realidade como ela é; Tratar o cliente como adulto; Considerar o todo, não apenas a queixa do cliente no aqui e agora; E a importância do não julgamento.

Ou seja, quanto mais evoluídos e presentes estivermos, mais em sintonia com o campo estaremos, facilitando na leitura da gramática das constelações e estando atentos a todos os sinais, desde o agendamento a alta do cliente.

Ah, e as frases sistêmicas, ou frases de soluções. Elas sim, precisam tocar os corações, tanto do terapeuta como o do cliente, tendo coerência com o estado atual ao estado desejado do mesmo.

O terapeuta precisa também fazer o movimento de “eu vejo você”, pois ao finalizar um atendimento, deve sempre procurar encerrar cuidando desse indivíduo, ver como está se sentindo, e se ficou satisfeito com o resultado de seu trabalho.

E não menos importante: Terapeutas precisam estudar poesias. Escolhi finalizar com as seguintes palavras de Fabrício Carpinejar:

"Amar não é estar no mesmo espaço, mas sim no mesmo tempo!"


 


 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Francieli Roieck
Francieli Roieck Seguir

Eu sou uma pessoa apaixonada pela vida, meu propósito é ajudar pessoas. Mostrar a elas que é possível ser feliz, que vale a pena viver!!!

Ler conteúdo completo
Indicados para você