[ editar artigo]

A HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW E AS LEIS SISTÊMICAS

A HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW E AS LEIS SISTÊMICAS

Relação entre a pirâmide da necessidades e as três leis sistêmicas.

Abraham H. Maslow (1908 -1970) foi um psicólogo e pesquisador norte americano.

Para ele vivemos em busca da satisfação de determinadas necessidades e a satisfação destas necessidades é o que promove a força motivadora e que há uma hierarquia destas necessidades para a se chegar a autorrealização - Pirâmide de Maslow - hierarquia das necessidades de Maslow.

1 - Fisiológica: respirar, comer, descansar, beber, dormir, sexo, abrigo etc.;

2 – Segurança: estabilidade no emprego, segurança do corpo(abrigo seguro, proteção e ausência de ameaças), segurança da saúde ( ausência de doenças e acesso a tratamentos), segurança da família e da propriedade (casa própria, garantia de acesso aos bens e produtos necessários);

3 – Amor e pertencimento: amizades, família, relacionamentos amorosos, intimidade e aceitação perante seus pares, pertencer a grupos (escola, igrejas), ser amado e receber afeto, atenção etc.;

4 – Estima: reconhecimento, sentir-se digno e respeitado, estimado;

5 – Autorrealização: autoconhecimento, fazer uso do potencial próprio, do que gosta, autonomia e independência;

Na observação desta pirâmide podemos notar como é forte a presença das leis sistêmicas para que possamos chegar ao topo;

As duas primeiras necessidades dependem muito de elementos externos para sua satisfação, mas a influência de nossas memórias transgeracionais de escassez, não merecimento, entre outras, podem comprometer a satisfação destas necessidades quando, por lealdade, desenvolvemos sintomas como alergias alimentares e respiratórias, insônia, vício de trabalhar, dificuldade em se manter em empregos, autonegação a produtos que são necessários etc.;

A terceira necessidade é a representação clara da lei do pertencimento nas necessidades de fazer parte de grupos como família, amigos e ter a sensação de receber afeto e amor. Neste ponto fazemos de tudo para pertencer ao nosso sistema e, por amor, honramos o saudável e o não saudável.

A quarta necessidade é o pertencimento; além de estar pertencendo ao sistema é de se sentir incluído, visto, validado e abençoado a seguir adiante.

A quinta, podemos perceber que chegamos a uma postura sistêmica de vida olhando para os destinos e sabendo que tudo foi como deveria ser. Se autorreconhecendo como parte de um todo e tendo autonomia e independência em relação ao seu próprio destino.

A satisfação das necessidades possui uma hierarquia onde cada nível precisa ser desempenhado se mostrando como um sistema macro. Onde cada função deste sistema precisa estar em ordem para avançarmos em direção ao topo. É preciso respeitar o que vem antes.

Ser reconhecido e fazer uso do potencial próprio nos coloca a serviço do outro vivendo a lei do equilibrio. Através da autorrealização e de tudo que foi recebido na escalada da pirâmide podemos retornar ao outro através de serviços, ensinamentos, cuidados etc.

Olhando para a pirâmide de Maslow ela pode ser uma grande ferramenta sistêmica ao notarmos em qual nível estacionamos, de autoconhecimento e entendimento de nossas motivações Esse conhecimento pode ajudar a encontrar os caminhos para os seus objetivos, ou até mesmo ajustar suas metas de acordo com as necessidades mais importantes para você.


 

Maslow também identificou mais três necessidades:

Necessidade de aprendizado: desejo constante de aprender e compreender o todo.

Necessidade de satisfação estética: busca pela perfeição, simetria, beleza e arte.

Necessidade de transcendência: fé, espiritualidade, conexão com a natureza, aceitação da mortalidade.

 


#

 

 

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Cláudia Aparecida de Souza Monsôres Seguir

Sou terapeuta sistêmica, em sincronicidade, sistêmica em Floral de Bach, consteladora professora de Geografia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você