[ editar artigo]

A INCLUSÃO DO AMOR

A INCLUSÃO DO AMOR

Depois de assistir aos dois dias da constelação da colega Alessandra, encontro essa linda foto, e senti a necessidade de compartilhar com vocês.

Vocês sabiam que reconhecer filhos de gestações interrompidas, dando-lhes o devido lugar na família, ajuda a curar diversas dores emocionais? Isso é o que aprendemos na constelação familiar.

É muito natural que as famílias só considerem os filhos nascidos, seja pelo fato de nunca terem sentido no dia a dia a presença dos filhos que perderam, ou pela dor sentida com a lembrança da perda, ou por ser difícil lidar com a escolha do aborto. 

É comum uma mulher que virou mãe, mas perdeu a segunda gravidez, dizer que tem apenas 1 filho. Na visão das constelações sistêmicas esta mulher tem 2 filhos e cada um tem o seu lugar na família, independente dos destinos diferentes que seguiram. A falta de reconhecimento dos filhos que não nasceram pode ser a causa de muitos problemas emocionais na família.

A mãe ou o pai podem, sem ter consciência, não ter superado a perda e buscam “ substituir” um filho pelo outro que veio depois. Também é possível, que os irmãos sintam a falta do que não nasceu e , inconscientemente, não alcancem a plenitude de suas próprias vidas, como que em uma homenagem distorcida ao que não sobreviveu.

É como se eles dissessem: “ por amor a você, eu também não me permito viver”. 

É importante entender o profundo amor que une todas estas pessoas. É um amor que precisa ser reconhecido e ter o seu lugar no coração e na família. Só assim, os envolvidos nestes laços energéticos poderão se sentir livres para viver suas vidas em plenitude.

É de grande importância, que cada filho seja reconhecido e que ocupe seu lugar certo. Os que foram gerados primeiro serão os primeiros, mesmo os que viveram pouco. Reconhecer o vinculo com esses filhos é muito importante. Esse é um dos pilares para que o nosso sistema siga saudável.

Um grande beijo!

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você